Fluidez artística
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
Ana Paula Nascimento<br>Reportagem Local 
Inspirada pela rica delicadeza do impressionismo do pintor francês Claude Monet (1840-1926), a arquiteta e fotógrafa londrinense Louisa Savignon decidiu - meio que por acaso - fazer uma série de registros fotográficos aleatórios que acabaram por se encaixar dentro da temática da "fluidez", que dá nome a sua mostra autoral inédita "Feel Flows" (em tradução livre, 'Sinta os fluxos' ou 'Sinta a fluidez'), que será aberta hoje, na Galeria de Artes do Sesc Londrina (R. Fernando de Noronha, 264), em Londrina. A entrada é franca e a curadoria é de Danillo Villa e Maria Irene Pellegrino de Oliveira Souza.
Quase como uma brincadeira, em plena primavera, com a ajuda de um primo, jogar um monte de pétalas e flores na piscina da sua casa acabou por render algo que na sua visão artística tinha muito a dizer, no aspecto artístico. "Não sabia muito bem o que fazer com aquelas belas imagens, meio desfocadas e granuladas propositadamente por meio de tratamento digital, mas tinha a certeza que uma hora ou outra aquilo iria virar uma exposição", conta a jovem artista, de 26 anos, que utilizou uma velha Nikon D90 para criar suas obras, fazendo questão de desfocar manualmente as imagens.
O "pulo do gato" veio quando em uma viagem a Nova York, em 2012, ela se deparou com uma exposição com telas gigantes de Monet, no Museu de Arte Moderna (MoMA), "Fiquei tão impactada com tudo aquilo que decidi imprimir algumas fotografias em grande dimensão também para tentar dar ao espectador aquela sensação que tive a oportunidade de ter", recorda.
No Brasil, descobriu que por aqui ainda não há muita tecnologia disponível para imprimir acima de 1,10 metro de largura e o jeito foi lidar com as possibilidades locais, imprimindo suas fotos digitais no máximo de tamanho possível, em papel algodão (fotográfico), dentro do conceito de impressão fine art. Aprovada em edital do Sesc Londrina no ano passado, agora chegou a hora do público conferir cinco dos seus instigantes trabalhos, sendo um tríptico ('On The Run', em homenagem à banda de rock inglesa Pink Floyd) e mais duas imagens individuais (também com "títulos musicais").
"Tenho uma 'veia' meio roqueira, já tive bandas, e acabei por 'batizar' cada uma das obras com músicas de bandas que eu gosto muito", diverte-se Louisa. Não por acaso, sua mostra foi batizada de "Feel Flows", famosa canção, de 1971, da banda americana de rock The Beach Boys.
Parte do trabalho chegou a ser divulgada de forma discreta na segunda edição do "Imaginário Cromático" e no "Arte Londrina" (organizado pela Divisão de Artes da UEL), ambos em 2012.
Serviço:
Abertura da exposição "Feel Flows", de Louisa Savignon
Quando De hoje a 31 de março. Visitação de segunda a sexta, das 8h às 22h, e aos sábados das 8h às 12h
Onde Galeria de Artes do Sesc Londrina (R. Fernando de Noronha, 264), em Londrina
Quanto Entrada franca


