A arte transforma e amplia as perspectivas em diferentes níveis de desenvolvimento pessoal e profissional. Na formação das crianças, a música, por sua vez, é reconhecida por inúmeros benefícios como a melhora da criatividade, o desenvolvimento cognitivo, motor, social e aprimoramento da linguagem oral.


LEIA TAMBÉM:
Superagenda: 2024 chega com emoção e muitos shows no Brasil

Levar música instrumental a espaços variados, estimulando o interesse de crianças, jovens e adultos pelo aprendizado da flauta doce e do acordeom foi o objetivo da VII Maratona Flauta e Fole na edição de 2023. E os resultados alcançados pelo grupo são bastante positivos.

Ao todo, o projeto realizou 24 apresentações presenciais gratuitas, que levaram música de qualidade para mais de 3 mil pessoas de todas as idades. No período, mais de 1600 alunos de nove escolas municipais diferentes tiveram oportunidade de assistir apresentações do grupo. Hospitais, asilos e feiras também fizeram parte do roteiro.

As apresentações foram além de Londrina: o grupo também esteve em escolas e locais públicos de Arapongas, Rolândia, Itambaracá e Miraselva e a participação em podcasts e realização de sete concertos online.

Tal ampliação possibilitou que alunos e músicos profissionais se apresentassem para um público ainda maior e mais diverso, já que foi registrada a participação de pessoas de quatro países diferentes.

INCENTIVO À CULTURA

O projeto Maratona Flauta e Fole se enquadra na Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei nº 8.313 de 23 de dezembro de 1991), conhecida também por Lei Rouanet, isso significa que ele está apto a receber uma parte da destinação do Imposto de Renda de pessoas que tiverem interesse em contribuir com a ampliação deste trabalho. “Esta é uma maneira de apoiar uma iniciativa cultural local beneficiando diretamente a comunidade de Londrina e região”, destaca Luciana. Interessadas em apoiar o projeto podem enviar um e-mail para [email protected] para receber mais informações.

Luciana Schmidt, coordenadora geral do projeto Flauta e Fole, e Miguel Santos, diretor artístico, concordam que certamente um dos momentos mais emocionantes do ano foi o concerto realizado com os alunos da maratona e o grupo Camerata Café, no Teatro Marista.

A apresentação está na memória de Schmidt. “Neste dia se apresentaram 56 alunos, sendo a mais nova com 4 e a mais idosa com 84 anos. Era um público de 800 pessoas e muitos dos nossos alunos estavam pisando num palco pela primeira vez. Foi incrível porque, ao mesmo tempo que proporcionamos uma noite de espetáculo ao público, nossos alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência dos bastidores do teatro e se apresentar num palco tão imponente”, destaca a coordenadora.

Além das apresentações, a Maratona Flauta e Fole inclui aulas gratuitas com Miguel Santos (Londrina) e Gabriel Levy (São Paulo), ministrando aulas de acordeom e Luciana Schmidt (Londrina), Renata Pereira (São Paulo) e Helcio Müller (São Paulo), responsáveis pelas aulas de flauta doce.

Cerca de 90 alunos participaram das aulas e a novidade neste ano foi a realização do I Seminário Flauta e Fole, que contou com uma conferência de abertura de Gabriel Levy e oito apresentações de trabalho do Brasil e da Itália, em parceria com a Universidade Estadual de Londrina supervisionado pela professora Dra. Helena Loureiro.

A Maratona Flauta e Fole realizou 24 apresentações presenciais gratuitas em 2023, levando música para mais de 3 mil pessoas

O projeto se enquadra na Lei Rouanet, estando apto a receber uma parte da destinação do imposto de renda de pessoas que querem investir na cultura local