Flat pode ser opção para turistas de lazer
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de abril de 2001
Guto RochaEnviado a São Paulo 
O crescimento do chamado turismo de negócios acabou impulsionando a construção de edifícios que misturam características de hotéis e prédios residenciais, conhecidos como flats. Estes empreendimentos foram a forma que investidores encontraram para suprir a falta de hotéis nos grandes centros. O conceito de flat foi introduzido no Brasil em 1978 pela rede francesa Accor, com a implantação do primeiro Parthenon, em São Paulo.
Hoje, a rede conta com 70 flats instalados em 26 cidades do Brasil, sendo 35 só na cidade de São Paulo. No Paraná, a rede tem quatro unidades, todas em Curitiba. Segundo o diretor de hotelaria da rede, Orlando de Souza, até 2003 serão inaugurados 31 novos flats Parthenon no País. O conceito de flat se ganhou força no País, e a rede tem apenas dois empreendimentos do gênero na França.
Além de uma alternativa de hospedagem e até mesmo de moradia temporária para executivos e viajantes, os flats também podem ser uma opção para turistas em busca lazer. Uma das vantagens sobre os hotéis convencionais é que em um flat os hóspedes tem um ambiente menos informal, com cara de casa mesmo. Por ter um espaço maior, com ambientes separados, o flat permite que uma família se hospede sem prejudicar a intimidade de seus ocupantes.
Outra vantagem é que todos as unidades contam com uma pequena cozinha equipada com microondas, cafeteira elétrica, geladeira e utensílios, o que permite o preparo de refeições rápidas e até mesmo a possibilidade de contar com serviço de entregas de refeições e outros produtos, o que é impossível em um hotel. Em um flat também é possível receber a visita de amigos para um jantarzinho. Para uma família que se hospeda em um flat, isso significa uma enorme economia, observa Souza.
A possibilidade de abrigar em um mesmo flat um grupo maior de pessoas, como uma família, também reduz os custos de hospedagem. Segundo Souza, isso acontece porque a diária pode ser rateada entre o número de ocupantes. O preço de uma diária cheia de um flat da rede em São Paulo custa R$ 170,00, incluído o café da manhã.
Segundo Souza, a rede desenvolveu também o conceito conveniência urbana, instalando seus flats em edifícios localizados em regiões centralizadas. Isso facilita o deslocamento de hóspedes para os locais de interesse turísticos, bares, teatros e cinemas.
O jornalista viajou a convite da rede Parthenon


