Flagrantes do cotidiano
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
A diversidade temática marca a primeira exposição de fotos de Ricardo Cosmo, um advogado apaixonado pelo universo das imagens. A mostra está em cartaz na Biblioteca Pública Municipal de Londrina reunindo cenas do cotidiano, de situações urbanas inusitadas a flagrantes de beira de estrada.
Ao todo, são 28 fotos registradas em Londrina, no distrito de Warta, em Bandeirantes (sua cidade natal) e em municípios como Foz do Iguaçu, Cascavel, Alvorada do Sul e Manduri (SP). Paisagens, pessoas e animais integram o acervo de imagens do artista.
Segundo Cosmo, muitas fotos são pensadas e previamente estudadas. ''Teve uma noite em que fui ao Calçadão com um tripé e fique lá fazendo imagens noturnas. E quando fotografo meu cachorro, busco sempre um ângulo diferente colocando a câmera no mesmo plano dele'', enfatiza.
Avesso ao sentimentalismo, ele explica que procura o máximo de objetividade ao enquadrar uma cena. ''Tento despertar sensações nas pessoas sem a pretensão de que minhas fotos alcancem o estatuto de arte'', salienta. Muitas fotos da exposição foram feitas com câmeras amadoras, mas as mais recentes foram clicadas com uma Canon profissional.
Para ele, a fotografia está deixando de ser um mero hobby. ''Sou ainda um aprendiz, mas estou levando esse negócio a sério. Tenho investido em equipamento'', diz. A exposição fica em cartaz até o dia 28 de novembro.


