Festival de Circo

Imagem ilustrativa da imagem Fim de semana
| Foto: Pedro Bellini



A programação do XIII Festival de Circo de Londrina segue nesta sexta-feira (23) com o espetáculo "Universo Casuo" (São Paulo/SP) e, neste sábado (24), "Versão Brasileira", com o grupo Los Circo Los (Campinas/SP). Ambos às 20h30, no Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, 85). No sábado, às 23h, acontece o "Cabaré das Onze", com a banda Iporãiterei, Clac e Anderson da Silva, na Escola de Circo de Londrina (avenida Saul Elkind, 790). No domingo (25), às 16h, no Jardim Vista Bela (rua Orides Frigeres, 59), será realizado o espetáculo "Aerocircus na rua", com a Troupe Aerocircus. Toda a programação tem classificação indicativa livre e é gratuita. Os ingressos serão distribuídos a partir das 15h do dia de cada apresentação na bilheteria do teatro.

Assalto Literário

Imagem ilustrativa da imagem Fim de semana
| Foto: Divulgação



Neste sábado (24), às 11h30, a Cia. AARPA (Atrito Arte Artistas e Produtores Associados) se apresenta enquanto realiza o "Assalto Literário". Neste caso, ao invés de terem valores, bens ou pertences roubados, os assaltados ganham versos declamados pelos assaltantes e, ainda, recebem livros de presente pra levar pra casa. A ação acontece desde 2011 e os assaltantes já distribuíram mais 4.000 livros, entre contos, crônicas, romances, poesias e textos dramatúrgicos. Neste dia 24 estarão presentes o jornalista e ator Mário Fragoso, a escritora/produtora e atriz Christine Vianna, o professor, escritor e ator Leandro Benevides, o professor Samir Demétrius, o produtor cultural Tucano, as estudantes e produtoras Beatriz Vianna Boselli e Mel Duarte e o fotógrafo José Roberstones Pieretti. O Assalto Literário é uma das ações desenvolvidas pelo Londrix. É perpetrado ao longo do ano, atacando ruas, praças, faculdades, terminais urbanos e outros espaços onde haja concentração de pessoas. O objetivo é despertar o interesse pela leitura. Desta vez, a Trupe ataca pela primeira vez o Jardim Bandeirantes. Gratuito. (r. Serra do Mel, s/n)

Espaço de Formação Apoena
Neste sábado (24), a Escola Apoena inicia sua programação de 2018 com a oficina "A Redescoberta do SER", que é uma oficina comandada por Alexandre Cardoso (ator, palhaço e facilitador de processos de desenvolvimento humano) de desenvolvimento pessoal com uma abordagem humana e de conexão, com o propósito de despertar e viver a essência das pessoas. Estão convidados educadores, pais e demais interessados. Inscrições e informações nos endereços: [email protected], facebook.com/espacoformacao ou www.escolaapoena.com.br. O início é às 8h30 com um café de boas-vindas, seguido pela palestra que vai até às 12h30 e depois retorna das 13h30 às 17h. R$ 100. R$ 90 para pais Apoena ou grupos a partir de quatro pessoas. (r. Sen. Souza Naves, 1739)

Cinedebate
A Vila Cultural Alma Brasil sedia neste sábado (24), às 18 horas, uma sessão gratuita e aberta do filme "O Renascimento do Parto" seguida por debate sobre o tema abordado pelo documentário. A iniciativa é promovida pela Equipe Doulas em Londrina e terá participação informativa das Enfermeiras Obstetras da Parteje com Amor - Parto Domiciliar Planejado. Inscrições podem ser feitas no (43)99981-2961. A lotação é de 50 pessoas. O filme retrata a realidade obstétrica mundial e, sobretudo, brasileira, que se caracteriza por um número grande de cesarianas ou de partos com intervenções traumáticas e desnecessárias. O Cinedebate é aberto para gestantes, casais, crianças, profissionais da área e demais interessados. Gratuito. (r. Mar Del Plata, 93)

Exposição
Parte do acervo "Diário da Rua", do fotógrafo Lunartty Souta, está em exposição no Multiplique Espaço Profissional Compartilhado – Coworking até o dia 31 de março, de segunda-feira a sexta-feira, das 8 às 20h e aos sábados das 8 às 12h. As imagens são resultado de um trabalho de um ano e três meses, desde 2015, em que o artista registrou o cotidiano de pessoas que moram nas ruas, especificamente na Praça Dom Pedro I, na avenida Tiradentes, em Londrina. O objetivo do projeto é mostrar a realidade dos moradores de rua e valorizar a dignidade dessas pessoas. As fotos em preto e branco, segundo ele, simbolizam como pessoas em situação de rua são vistas pela sociedade: usuários de drogas, abandonados, infelizes e famintos. Já as fotos coloridas representam a realidade que ele conheceu. Neste sábado, haverá um bate-papo com o fotógrafo, das 9 às 11h, no local da exposição. O projeto está diponível no Instagram com o perfil @diariodarua_2015 e no site Ideia Fixa. Gratuito. (r. Senador Souza Naves, 771)

Studio Arthur Casas

De autoria do Studio Arthur Casas, o Pavilhão do Brasil para a Expo Milão será um dos projetos apresentados durante a palestra.
De autoria do Studio Arthur Casas, o Pavilhão do Brasil para a Expo Milão será um dos projetos apresentados durante a palestra. | Foto: Divulgação



Nesta segunda-feira (26), no Cine Teatro Ouro Verde, às 19h30, haverá uma palestra com o Studio Arthur Casas. Com uma equipe de designers, arquitetos e urbanistas dividas entre São Paulo e Nova York, o escritório do renomado arquiteto Arthur Casas possui obras em diferentes cidades do mundo como Tóquio, Paris, Rio de Janeiro, Nova York e São Paulo. A palestra do Studio Arthur Casas é realizada pelos departamentos de Arquitetura e Urbanismo da UEL, da Unifil), da Unopar e da Pitágoras, com o apoio do CAU/PR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná), o IAB/PR (Núcleo Londrina do Instituto de Arquitetos do Brasil) e a Secretaria Municipal de Cultura. Capacidade de 700 pessoas. Gratuito. (r. Maranhão, 85)

(Equipe da Folha 2)