Filosofia para o dia a dia
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de setembro de 2014
Nelson Sato<br>Reportagem Local 
A escritora e filósofa Marcia Tiburi encarna como poucos, no Brasil, a figura do intelectual público. Requisitada para conferências em todo o País, tem opiniões fortes sobre temas que inquietam o mundo contemporâneo.
Dois anos depois de sua primeira passagem pela cidade, ela está de volta para lançar um novo livro e participar de debate no 10º Festival Literário de Londrina/Londrix. O encontro com os leitores será hoje, às 20 horas, na Vila Cultural Cemitério de Automóveis.
Se na ocasião anterior trouxe uma obra de ficção a tiracolo, o romance "Era Meu Esse Rosto", desta vez traz o ensaio "Filosofia Prática Ética, Vida Cotidiana, Vida Virtual" (Record). No livro, a autora mostra como a filosofia pode nos ajudar a refletir sobre nossas decisões cotidianas. Explica, ainda, como a ética pode ser pensada no século 21.
Gaúcha de Vacaria, Marcia é doutora em Filosofia e graduada em Artes Plásticas. Dá aulas no Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo). Colunista da revista Cult, ficou conhecida fora dos círculos intelectuais depois de participar de uma temporada do programa "Saia Justa", no canal pago GNT .
Além dos livros citados, é autora das obras de reflexão "Crítica da Razão e Mimesis no Pensamento de Theodor Adorno" (1995), "Uma Outra História da Razão" (2003), "Filosofia Cinza - a Melancolia e o Corpo nas Dobras da Escrita" (2004), "Metamorfose do Conceito Ética e Dialética Negativa em Theodor Adorno" (2005), "Filosofia em Comum - Para Ler Junto" (2008) e "Olho de Vidro - A Televisão e o Estado de Exceção da Imagem" (2011).
Também escreveu a coletânea de artigos "Filosofia Pop" (2011) e os romances "Magnólia" (2005), "A Mulher de Costas" (2005) e "O Manto" (2009) - estes fazendo parte do que ela batizou de "Trilogia Íntima". A seguir, leia entrevista que ela concedeu para a Folha 2.


