Considerada pela crítica especializada uma das melhores atrizes do teatro nacional, Rosana Stavis faz apresentação única do espetáculo “A Aforista”, da Cia. Stavis-Damaceno, de Curitiba, no Cine-Teatro Ouro Verde, nesta terça-feira (10), às 20h30, abrindo a programação especial do Festival Internacional de Londrina – FILO pelo aniversário da cidade. O evento será realizado em duas etapas – agora em dezembro e de 6 a 16 de fevereiro do ano que vem.

Os ingressos gratuitos para a apresentação de “A Aforista” estão esgotados, mas haverá fila de espera no teatro, conforme a disponibilidade. O FILO 2024 tem realização da Usina Cultural e é patrocinado pela Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal de Cultura e Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

A montagem “A Aforista” é a segunda peça de uma trilogia inspirada em textos do escritor austríaco Thomas Bernhard e teve sua estreia no Rio de Janeiro, no início do ano passado. Com mais de 150 apresentações realizadas, o espetáculo já conquistou o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) 2023 na categoria Melhor Espetáculo, além do Prêmio Shell de Melhor Figurino. A primeira montagem foi “Árvores Abatidas ou Para Luis Mello”, também sinônimo de sucesso, com mais de 350 apresentações por todo o Brasil e já apresentada no FILO.

Em cena, Rosana Stavis é acompanhada pelos pianistas Sergio Justen e Rodrigo Henrique, que fazem um duelo musical no palco
Em cena, Rosana Stavis é acompanhada pelos pianistas Sergio Justen e Rodrigo Henrique, que fazem um duelo musical no palco | Foto: Renato Mangolin/ Divulgação

Em cena, a atriz Rosana Stavis é acompanhada pelos pianistas Sergio Justen e Rodrigo Henrique, que fazem um duelo musical no palco e dão o tom da narrativa, executando trilha original criada por Gilson Fukushima. Com dramaturgia e direção de Marcos Damaceno, “A Aforista” acompanha o turbulento fluxo de pensamento da protagonista (apelidada de “Aforista” pelos amigos) que relembra os caminhos percorridos por ela e seus antigos amigos da escola de música, enquanto segue para o funeral de um deles.

“É uma peça envolvente, que fala para todos nós e das nossas ansiedades, dos excessos de pensamentos. Tem momentos pesarosos, mas também divertidos. Os dois pianos em calda tocados ao vivo por dois pianistas virtuoses também impactam o público”, pontua o diretor Marcos Damaceno, que gosta de prezar “pelo poder encantatório da palavra falada” em suas montagens.

Sobre a performance de Rosana Stavis, Damaceno é categórico: “A Rosana Stavis é uma potência e o trabalho dela leva o público ao êxtase. É simplesmente impressionante e o público sai do espetáculo cheio de vida, querendo viver”. Com destaque também para o figurino de Karen Brusttolin e a iluminação de Beto Bruel.

Leitura dramática e lançamento de livro

Já na quinta-feira (12), às 19 horas, na Casa de Cultura da UEL, será realizado o lançamento do livro e a leitura dramática da peça “A Nação”, com direção de Fernando Zugno, de Porto Alegre, e elenco de artistas de Londrina.

As ações integram o Projeto de Internacionalização de Dramaturgias, realizado pela Buenos Dias, que em sua terceira edição foca o olhar nos Países Baixos, numa parceria entre a Plataforma BRAC, o Performing Arts Fund NL, o Nederlands Letterenfonds – Dutch Foundation for Literature, o Consulado Geral do Reino dos Países Baixos, o Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil e a Editora Cobogó, que publicou as obras da Coleção Dramaturgia Holandesa. Os ingressos gratuitos estão esgotados e também haverá fila de espera no dia da apresentação.

* Com assessoria de imprensa.

SERVIÇO:

Festival Internacional de Londrina – FILO

Ingressos gratuitos: Esgotados, mas haverá fila de espera conforme a disponibilidade

Realização: Usina Cultural

Apoio: Casa de Cultura da Universidade Estadual de Londrina e Rádio UEL FM

Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)

Mais informações: www.filo.art.br