As aventuras marítimas do Capitão Nemo - lendário personagem criado pelo escritor francês Julio Verne - abriram as portas do mundo da imaginação para o italiano Pino Di Budio. O enredo que inspirou o adolescente que mais tarde se tornaria um dos mais respeitados diretores de teatro da Europa acabou se transformando em um espetáculo multimídia que tem encantado plateias pelos quatro cantos do mundo. A elogiada montagem do grupo Potlach, inspirada no livro “Vinte Mil Léguas Submarinas”, foi escolhida para encerrar a programação artística do Filo 50+1. A peça será encenada nesta sábado (31), às 20h30, e domingo (1), às 16 horas e 20h30, no Teatro Ouro Verde.

Escolha de texto de Julio Verne deve-se ao intuito de fazer o público refletir sobre a importância de cuidar da natureza
Escolha de texto de Julio Verne deve-se ao intuito de fazer o público refletir sobre a importância de cuidar da natureza | Foto: Zohreh Safinoon/ Divulgação

“Lendo Vinte Mil Léguas Submarinas quando eu tinha uns 16 anos e vivia em Roma, descobri minha enorme capacidade de imaginação. Fiquei encantado ao perceber que quando o Julio Verne escreveu o livro ainda não existiam submarinos. Até então as naves citadas na história eram apenas visões que ele tinha de como seria o futuro. Descobrir esse universo criativo foi fundamental para minha imersão no universo do teatro anos depois”, afirma Pino Di Budio sobre o texto que em 2019 completa 250 anos de criação.

O diretor italiano salienta que além da inspiração pessoal, a escolha do texto de Verne foi pensada com o intuito de fazer o público refletir sobre a importância de cuidar da natureza. “Precisamos pensar que a natureza é tudo. É dela que vem até o ar que respiramos. É a vida. Ao destruí-la inconscientemente é como se o povo caminhasse feliz na direção da morte”, ressalta.

A montagem é um divisor de águas no trabalho do grupo conhecido até então por desenvolver um trabalho experimental. Em “Vinte Mil Léguas Submarinas” a companhia italiana aposta em recursos multimídia para criar as imagens visionárias sugeridas pelas páginas do livro. “Queremos que o público faça uma experiência imersiva dentro do espetáculo. Para isso utilizamos uma tela de projeção na frente e no fundo do palco. Isso dá a sensação de que os atores estão o tempo todo no fundo do mar”, detalha Budio.

'Vinte Mil Léguas Submarinas', com o grupo italiano Potlach: um mundo de imaginação num espetáculo multimídia
'Vinte Mil Léguas Submarinas', com o grupo italiano Potlach: um mundo de imaginação num espetáculo multimídia | Foto: Sayna Ghaderi/ Divulgação

Segundo o diretor, o trabalho interdisciplinar entre teatro, música, cenografia digital e videoarte tem despertado encantamento em públicos de todas as idades. “As imagens projetadas tiveram os mesmos cuidados que tive com os atores, pois no palco as projeções têm a mesma importância que o elenco”, enfatiza ao informar que os atores encenarão o texto em português.

Intercâmbio com atores londrinenses

Criado em 1976, na cidade em Fara Sabina (localizada a meia-hora de Roma), o grupo Teatro Potlach participa do Filo pela segunda vez. “A primeira vez que estivemos em Londrina foi há 19 anos, com o espetáculo 'Cidades Invisíveis.' Ficamos curiosos para conhecer uma cidade que não existia 100 anos atrás e que em sua curta trajetória conseguiu se tornar a maior exportadora de café do mundo”, comenta o diretor Pino Di Budio.

Nesta segunda visita, o diretor elogiou o nível de preparo dos estudantes do curso de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) com os quais teve contato em oficinas formativas realizadas no decorrer desta semana. “Fiquei encantado com a preparação técnica e física dos alunos. Os professores do curso estão de parabéns”.

A descoberta de novos talentos londrinenses motivou Budio a propor um intercâmbio com os estudantes da UEL. “Eu promovo um festival de artes cênicas em Fara Sabina do qual participam grupos de 16 países em atividades formativas e apresentações de espetáculos. Nossa intenção é oferecer bolsas para que alunos da UEL possam participar da próxima edição do evento”, revela.

Serviço:

Filo 50+1 – “Vinte Mil Léguas Submarinas”, com Teatro Potlach (Itália)

Quando – Sábado (31), às 20h30 (esgotado), domingo (1), às 16h e 20h30

Onde – Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Quanto - Quanto - R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia-entrada)

Pontos de venda - www.diskingressos.com.br, Óticas Diniz e Empório Amadeus

mockup