A companhia paulistana dá o pontapé nesta temporada com o espetáculo cênico-musical “A cabeça gosta de pensar, mas os pés tecem a existência”
A companhia paulistana dá o pontapé nesta temporada com o espetáculo cênico-musical “A cabeça gosta de pensar, mas os pés tecem a existência” | Foto: Alecio Cezar/Divulgação

Quem estava ansioso para ter notícias do principal festival de teatro da cidade, pode comemorar: a 50ª edição do FILO (Festival Internacional de Londrina) está confirmada e já começa no próximo dia 15 de agosto e segue até o dia 1º de setembro. A informação foi certificada pela reportagem da FOLHA. Apesar de ser uma programação mais enxuta devido aos valores arrecadados, serão 18 dias consecutivos de espetáculos de companhias do Brasil e do exterior, além da participação de diversos grupos locais na grade principal.

O maior patrocínio, até o momento, é de R$ 400 mil oriundos da Copel (Companhia Paranaense de Energia), via Governo Estadual, por meio da Lei Rouanet, da qual outras empresas privadas locais também participaram. A UEL (Universidade Estadual de Londrina) é correalizadora do evento, principalmente, com fornecimento de pessoal, logística e equipamentos culturais.

A quantidade de espetáculos, nomes dos grupos, apresentações e sinopses de todos as atrações, bem como a programação completa só serão divulgados pelo site oficial do festival (www.filo.art.br), no dia 8 de agosto, quando a bilheteria será aberta para a venda de ingressos pela internet e pontos fixos. Os valores devem seguir os preços de anos anteriores. Contudo, a partir desta sexta-feira (2), a organização do evento já começa a divulgar informações nas redes sociais e no site com algumas pistas do que vem por aí.

ABERTURA

Uma delas é a Companhia do Tijolo, de São Paulo, que dá o pontapé nesta temporada, no dia 15 de agosto, no Teatro Ouro Verde, com uma abertura festiva à frente do espetáculo cênico-musical “A cabeça gosta de pensar, mas os pés tecem a existência”, uma espécie de concerto em que os atores cantam e tocam músicas autorais com arranjos próprios. Este espetáculo é inédito e foi concebido pelo grupo especialmente para comemorar os 50 anos do FILO.

Segundo Maria Fernanda Coelho, produtora cultural e uma das integrantes da nova comissão gestora do evento formada por representantes da UEL (Universidade Estadual de Londrina), da Àmen (Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná) e produtores culturais da cidade, além da programação principal, haverá uma programação paralela estritamente musical, chamada de “Cabaré Londrina”, que dará vez aos grupos musicais da cidade, e será um ponto de encontro para as noites após os espetáculos.

“É um formato diferente do antigo Cabaré, que trazia grandes atrações. Esta atividade vem com a proposta de dialogar com a produção musical de Londrina”, afirma a produtora. Ainda como parte da programação, serão realizados encontros e ações formativas para o fortalecimento da rede de artistas e produtores culturais da cidade.

A nova comissão gestora do FILO conta com representantes da UEL, da Àmen  e produtores culturais da cidade
A nova comissão gestora do FILO conta com representantes da UEL, da Àmen e produtores culturais da cidade | Foto: Marian Trigueiros

SEGUNDA FASE

Uma segunda fase da 50ª edição do FILO também já está confirmada para o final do ano, em meados de novembro e dezembro, realizada com recursos provenientes do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), via Lei Municipal de Incentivo à Cultura, que, este ano, serão repassados de forma um pouco diferente.

Tanto é que estão abertas inscrições, até o dia 5 de agosto, para o edital nº 003/2019, que selecionará uma proposta para a realização da “Mostra Nacional de Artes Cênicas”, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura de Londrina, conduzida pela equipe técnica da Diretoria de Incentivo à Cultura. Será aprovado apenas um projeto ou entidade nesta seleção de “Projetos Estratégicos – Mostra Nacional de Artes Cênicas” – Londrina Cidade Criativa: 85 anos – rumo ao ano 100.

O projeto escolhido, portanto, integrará a segunda fase de programação do FILO 2019. Para este edital, serão disponibilizados R$ 350 mil oriundos do Feipc (Fundo Especial de Apoio a Projetos Culturais). O edital está disponível para consulta e leitura prévia à reunião no endereço www.londrina.pr.gov.br/promic/editais