|
  • Bitcoin
  • Dólar
  • Euro
Londrina

ARTES CÊNICAS 5m de leitura Atualizado em 31/12/2021, 08:20 assinante

FILO anuncia retomada em junho de 2022 e abre inscrições para propostas de trabalho

Realização do Festival Internacional de Londrina está confirmada para junho; comissão organizadora lança nesta quinta (30) formulário para receber novos trabalhos

PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

menu flutuante

Em 2022, quando completa 54 anos de criação, o Festival Internacional de Londrina voltará a ocupar a cidade e celebrar com o público a arte e o reencontro. Está confirmada a realização do evento ainda no primeiro semestre de 2022, retornando também ao tradicional calendário do FILO no mês de junho, entre os dias 15 e 26.

O FILO voltará a ocupar os espaços culturais da cidade em 2022
O FILO voltará a ocupar os espaços culturais da cidade em 2022 |  Foto: Milton Dória/ Divulgação
 

Para marcar a retomada, a Comissão Organizadora do FILO lança nesta quinta-feira (30), no mês de aniversário de Londrina, um banco de propostas para companhias e artistas de Londrina, outras cidades brasileiras e do exterior que queiram compartilhar seus trabalhos. Este banco integrará o processo de curadoria do Festival, junto a materiais recebidos em outras edições e também a companhias convidadas. O formulário está disponível no site do evento.

Para esta edição, o Festival conta com nova parceria: a Associação dos Profissionais de Arte de Londrina (ASPA) se junta aos realizadores do projeto em 2022, ao lado da Casa de Cultura/Universidade Estadual de Londrina. Com patrocínio já garantido da Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), a organização parte agora em busca de novos apoios e patrocínios da iniciativa privada e outros mecanismos de fomento federais e estaduais.

RETOMADA

O FILO volta a ocupar os palcos de Londrina após uma lacuna de dois anos sem edições presenciais, devido à pandemia de Covid-19. Também dá continuidade ao processo de reestruturação do Festival, iniciado em 2019, com o FILO 50+1.

“Retornar é essencial. Depois de tantas perdas, esperamos muito a hora das atividades presenciais. E estamos ansiosos pelo reencontro do Festival com a cidade e o público, com os artistas, técnicos, produtores e todos aqueles que fazem do FILO um momento único no teatro brasileiro”, destaca Alexandre Simioni, presidente da ASPA.

Luiz Bertipaglia, diretor do Festival e integrante da Comissão Organizadora, observa que a edição 2022 dará sequência aos debates realizados na última edição, em 2019, envolvendo artistas, curadores e produtores em torno da relação entre o FILO e a cidade. “Vamos aprofundar esta conversa e fazer um festival plural”.

Para o Secretário Municipal de Cultura, Bernardo Pellegrini, o Festival Internacional de Londrina é um evento estruturante, que impacta em todo o fazer cultural da cidade e faz de Londrina um dos epicentros do teatro na América Latina. “É uma grande notícia para fechar o ano e nos animar para os grandes desafios que nos esperam em 2022. É muito bom saber que o FILO está voltando e está voltando com toda a garra, com novos parceiros, apoio da comunidade e consciente de sua importância para a cidade”.

(Com assessoria de imprensa)

SERVIÇO:

 Festival Internacional de Londrina – FILO 2022

Quando: De 15 a 26 de junhoBanco de propostas aberto no  site do evento

Patrocínio:  Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal de Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic)

Realização: Universidade Estadual de Londrina e ASPA – Associação dos Profissionais de Arte de Londrina, em parceria com a Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná. 

...

.
. |  Foto: Folha Arte
 
instagram

ÚLTIMOS POSTS NO INSTAGRAM