O palco da Divisão de Artes Cênicas da UEL (Universidade Estadual de Londrina) vai receber uma colagem de sensações, sonhos e música a partir da performance “Traveca Delights”, da artista Mavi Veloso. Brasileira radicada na Holanda, ela traz em conjunto experiências pessoais e coletivas em uma homenagem à performer Claudia Wonder, muito presente na cena underground de São Paulo nas décadas de 1980 e 2000.

LEIA MAIS:

A palavra é o espetáculo em "Desfazenda"

A apresentação de Veloso no FILO - Festival Internacional de Londrina - que já está com ingressos esgotados, é o desdobramento de outros trabalhos realizados pela artista. “MUDA”, “Truque Trrrah” e “Trans* Opera” são performances que contribuíram para a montagem de “Traveca Delights”.

“Eu peguei alguns elementos de cada um [dos trabalhos anteriores] e tentei lapidar um pouquinho mais”, conta Veloso, que ressalta o impacto de Wonder na sua obra. “O nome é em paralelo com o trabalho da Claudia, porque ela tinha o Jardim das Delícias. Ela tinha uma banda e uma música com esse nome. E quando eu estava articulando, pensei: ‘Aquele é o jardim da Cláudia; esse aqui é o meu jardim, a minha coleção de delícias.”

Da performance, o público pode esperar uma apresentação que mescla imagem e música, com diálogo profundo com questões pessoais da artista, sempre com muita provocação.

“É muito provocante, mas tem um tema muito intimista de um universo particular meu. Essas minhas coleções, as minhas delícias. É muita música, muita imagem e movimento, e o público fica incluído ali”, citando que a ideia é derrubar a divisão entre palco e plateia.

Sobre a construção da performance, a artista explica que “é a própria Mavi” no palco, mas que se trata de uma construção de muitas personagens. É como a criação e a destruição de máscaras sociais ao longo da vida, para diferentes situações.

“Quando você vai resolver uma coisa burocrática, você veste uma performatividade; quando estamos com amigos, encaramos outra. No palco, é uma dessas outras facetas. É uma personagem, mas também sou eu, vestindo personagens múltiplos, tirando e colocando. Não é uma coisa estagnada”, explica.

ARTISTA

A construção da vida artística de Veloso tem muito a ver com a cidade de Londrina. Não à toa, ela se formou em Artes Visuais na UEL. Depois passou por São Paulo, onde trabalhou com dança e teatro. Hoje, mora em Amsterdã, na Holanda, e tem a performance como foco.

“Isso engloba todas as conexões entre dança, teatro, música e artes visuais, além de vídeo e instalações. Eu me entendo como uma multiartista mesmo, porque, dependendo do trabalho, lido mais com dança, teatro ou música”, diz, citando ainda que lançou o álbum “Travesti Biológica” em janeiro de 2022.

Veloso também ressalta que é uma honra retornar a Londrina e fazer parte da programação do FILO, justamente porque acompanhou muitos espetáculos nacionais e internacionais no festival enquanto era aluna da UEL.

“Para mim é uma confluência de muitas sensações ter sido convocada, ter sido pensada para fazer parte desse festival. Tem sido muito bom e, ao mesmo tempo, me dá um friozinho na barriga muito grande”, brinca.

"Traveca Delights": Mavi Veloso traz experiências pessoais, ao mesmo tempo em que homenageia Claudia Wonder que protagonizava o Jardim das Delícias na cena underground de São Paulo em décadas passadas
"Traveca Delights": Mavi Veloso traz experiências pessoais, ao mesmo tempo em que homenageia Claudia Wonder que protagonizava o Jardim das Delícias na cena underground de São Paulo em décadas passadas | Foto: Divulgação/ FILO 2023

EU E A PERSONAGEM

“Não tem um nome específico, não é uma personagem que estou vivendo e trazendo algo de fora. É uma coisa muito intrincada com a minha vivência pessoal. Ali, enquanto estiver me apresentando, sou eu, Mavi, trazendo muito da minha história pessoal, muitas vivências minhas, mas transformadas dentro de um processo artístico. Não é uma cópia da realidade, é uma transformação artística de processos vividos por mim e por muitas outras meninas trans. Fala muito sobre trauma, sobre violência, sobre superação e resistência do corpo trans. São personagens múltiplas dentro do meu corpo”.

SERVIÇO

FILO 2023

Traveca Delights - Mavi Veloso

Local: Divisão de Artes Cênicas da UEL (avenida Celso Garcia Cid, 205)

Datas: segunda (26) e terça-feira (27), às 21h

Ingressos esgotados

Patrocínio: Prefeitura de Londrina / Secretaria Municipal da Cultura / Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).

Apoio: Universidade Estadual de Londrina – Casa de Cultura, Espaço Villa Rica, Fecomércio/Sesc-PR, Kery Grill, Rádio UEL FM, EJ Rosa Amarela, Folha de Londrina, Laboratório de Cenografia e Cenotécnica, Sanepar/Governo do Estado do Paraná, Canto do Marl e Vila Triolé Cultural. Realização: Associação dos Profissionais de Arte de Londrina.