Chegou a vez do palhaço brilhar nos palcos do FILO, Festival Internacional de Londrina, nesta terça (20) e quarta-feira (21) o espetáculo “WWW Para Freedom” irá preencher o espaço Vila Rica com risos e reflexões. Um espetáculo pensado para que o público presencie uma história que se cria através do jogo de relações de um palhaço, trazendo uma narrativa de oposição à maquiavélica justificativa de que os fins legitimam os meios, sejam eles quais forem.

O ator e diretor da peça, Ésio Magalhães, 49, traz esse personagem junto dele há tempos, a arte que chega para encantar o FILO o tocou ainda muito novo: "Minha aproximação com a arte se deu em um curso livre de teatro, no ensino médio e fundamental, já havia feito umas apresentações de comunicação e expressão”. Acostumado com apresentações semelhantes em circos que às vezes escolhem a cidade para seus shows, agora, o público de Londrina região encontra com o palhaço de Ésio não somente para dar risada, já que a obra propõe reflexão sobre uma época que ainda diz muito sobre os comportamentos atuais.

Nesta guerra pela liberdade, exemplificada na história, os soldados da missão resolveram questionar o porquê de toda a operação, é então criada uma atmosfera onde o riso acentua a crítica ao poder, em nome da liberdade, construindo uma narrativa que busca desnudar os personagens, através dos seus recursos bélicos apresentados.

A proposta de encenação tem como referência a visão do personagem principal, o palhaço, que realiza uma viagem no tempo e nas emoções em frente ao público, não é necessariamente fazer rir, ele age para revelar a beleza do ridículo e o ridículo da beleza humana. “Sempre andei com um pé no circo e o outro no teatro, comecei a trabalhar como palhaço fazendo animação em festas, mas não segui. Só fui reencontrar o palhaço novamente em São Paulo, quando estudei na Escola de Arte Dramática na USP e, lá com um parceiro de trabalho, passei a desenvolver uma pesquisa sobre ações de palhaço em nossa infância”, diz Magalhães.

Ésio Magalhães:  "É preciso reconhecer a necessidade da arte, não como utilitária, mas enquanto aquela que nos faz sonhar juntos"
Ésio Magalhães: "É preciso reconhecer a necessidade da arte, não como utilitária, mas enquanto aquela que nos faz sonhar juntos" | Foto: Michelle Franca/ Divulgação/ FILO 2023

O espetáculo não economiza ao extrair a melancolia dos personagens, tudo é desenvolvido no excesso desde o sentimento mais próximo a surpresa do que há de mal no outro, até o encontro com o tom bem-humorado de palhaço de Ésio: “O palhaço é uma figura que vai cativando pela identificação com a sua fraqueza e imperfeição nos seres humanos, então existe essa receptividade muito boa do público com o que palhaço passa. As pessoas se sentem representadas e fazem parte de um pensamento, um ritual para a liberdade, tudo isso rindo”, o espetáculo cede esse espaço de reflexão e riso, resultando em uma diversão que corre ao lado de debates profundos sugeridos por um tema atual e contundente.

Londrina tem esse respiro trazido pelo FILO aos apreciadores de teatro que também encontram os espetáculos gratuitos em locais estratégicos da cidade, ao longo dos dias de evento. A população pode apreciar os palhaços e toda a dramaticidade liberada em cada apresentação: “Vivemos um momento de retrocesso, perdemos o ministério da cultura no governo passado e recuperamos agora, as coisas estão andando de novo para o artista, mas não só para o artista, também para a sociedade. É preciso reconhecer a necessidade da arte, não como utilitária, mas enquanto aquela que nos faz sonhar juntos com uma vida melhor”.

“WWW Para Freedom”, chega para um respiro após um período em que cultura perdeu lugar social e talvez tenha sido menosprezada, redescobrir e valorizar novamente esses manifestos artísticos, pode ser a melhor forma de começar, principalmente, através da comédia, “É a primeira vez que estamos indo ao FILO, sempre quis estar na programação e a expectativa é de encontrar um público ansioso para ver o palhaço e se divertir. Precisamos investir na convivência, embora a gente pense de maneira diferente, não podemos querer que o outro seja aniquilado e, estarmos juntos no FILO, comemora essa possibilidade de convivência do público”.

SERVIÇO

FILO 2023

WWW Para Freedom, com Ésio Magalhães

Local: Espaço Villa Rica - Rua Piauí, 211

Datas: terça-feira (20) e quarta-feira (21), às 10h

Classificação indicativa: 12 anos

Duração: 70 min

FICHA TÉCNICA

Criação, direção e atuação: Esio Magalhães

Dramaturgia: Esio Magalhães e Tiche Vianna

Produção: Luzia Ainhoren

Técnico: Érico Damineli