Entre aromas e sabores, a atriz londrinense Aneliza Paiva dará vida à palhaça Frida no espetáculo "Ao Ponto". O público poderá se divertir com o seu primeiro trabalho solo neste domingo (25), às 19h, no Espaço Villa Rica (R. Piauí, 211).

Sozinha em cena, enquanto cozinha para a plateia, ela sente as pressões de ser originária de uma família de grandes chefs enquanto percebe que gostaria de seguir outras paixões, refletindo sobre suas subjetividades. "Ao mesmo tempo que ela tenta pertencer a essa família e agradá-los, ela tem o desejo de ser ela mesma. Tem isso nas entrelinhas, sobre conquistar o próprio espaço. Ela é uma palhaça, uma mulher, dialogando com a figura do pai em uma estrutura patriarcal", explica. Enquanto isso, Frida aproveita para expor o que faz seu coração bater mais forte, não perdendo a oportunidade de praticar tênis ou esgrima enquanto prepara uma receita de risoto.

Aneliza Paiva começou o seu trabalho com a palhaçaria em 2004, integrando o projeto Plantão Sorriso, que leva alegria às crianças internadas em hospitais de Londrina. O grupo de artistas se reúne semanalmente para proporcionar momentos de descontração, risos e brincadeiras à comunidade nas clínicas. Ela também faz parte da Grita Cia. de Palhaças, com outras duas artistas, desempenhando estudos e trabalhos direcionados à palhaçaria feminina.

ANELIZA PAIVA E A PERSONAGEM

"A Frida é essa figura que me acompanha há 19 anos, que, como costumamos dizer da palhaçaria, é a exposição daquilo que é mais ridículo na gente. É encontrar os nossos ridículos e conseguir rir disso, trazendo isso para o público de uma forma que o afete também. Aí, como afetos, a gente pode ter risadas e outros tipos de emoções que surgem com esse encontro do palhaço ou palhaça com o seu público. Eu queria que tivesse comida em cena. Queria que o público sentisse cheiros e estivesse nesse ambiente de aromas. A ideia não veio porque eu sei ou gosto de cozinhar, mas justamente por eu ser um grande desastre na cozinha. O que acontecia dentro da minha própria casa, na minha própria cozinha, me fazia pensar: "nossa, se tivesse público vendo, seria engraçado", então foi a partir da falta de habilidade com a culinária e desse desejo de cena, que esse espetáculo nasceu", conta Paiva.

Aneliza Paiva: "A Frida é uma personagem que me acompanha há 19 anos, é a exposição daquilo que é mais ridículo na gente"
Aneliza Paiva: "A Frida é uma personagem que me acompanha há 19 anos, é a exposição daquilo que é mais ridículo na gente" | Foto: Fabio Alcover / Divulgação

* Supervisão: Célia Musilli/ Editora

SERVIÇO

Espetáculo: Ao Ponto”, com Aneliza Paiva (Londrina-PR)

Data: domingo (25), às 19h

Local: Espaço Villa Rica (R. Piauí, 211)

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada). À venda no site do FILO ou pela plataforma Sympla.