FILO 2011 - O valor da vida e da liberdade
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de junho de 2011
Ana Paula Nascimento <br> Reportagem Local 
Escrita por Augusto Boal enquanto estava exilado em 1971, em plena ditadura militar, a montagem ''Murro em Ponta de Faca'', do Espaço Cênico (ex-Atelier de Criação Teatral) de Curitiba traz à tona a experiência de vida de seis personagens brasileiros em dias tensos e errantes pelo Chile, Argentina e França. A iniciativa da atriz e diretora Nena Inoue - cujo projeto foi viabilizado graças ao Prêmio Myriam Muniz 2010, da Funarte - contou com a direção do consagrado ator e diretor Paulo José, que chega hoje a Londrina. A peça será apresentada hoje e amanhã, às 22h, na Usina Cultural. Os ingressos estão esgotados.
Tendo o exílio como forma de resistência, Nena explica que de uma forma muito pessoal a peça expõe as reações e consequências de cada um diante das repressões da ditadura. Em torno da história de três casais - formados por operários, burgueses e intelectuais de diferentes gerações -, pode-se perceber as mais distintas marcas que esse período de horror deixou nas pessoas que passaram por ele. ''Acredito que há muito o que se falar sobre a ditadura, principalmente para os mais jovens, que desconhecem esse período, mas se emocionam ao ver a peça'', destaca Nena. Vale ressaltar que o elenco é formado exclusivamente por atores paranaenses.
Valorizando a direção precisa e generosa de Paulo José, que chegou a conviver com Augusto Boal, ela conta que a montagem também enfoca as perdas de cada um e que durante o exílio ''uma vida toda cabia apenas em uma mala'', sendo que os exilados políticos eram obrigados a mudar constantemente de país por questão de segurança. ''Quem optava por não se exilar, corria o risco de ser preso e acabar morto. Mesmo assim muitos optaram por ficar'', lembra.
Apesar do tema trágico, Nena adianta que a peça preserva um ''fio de esperança'' e tem seus momentos de leveza, principalmente devido ao recurso da execução de música ao vivo. ''Embora o texto seja sobre o exílio político durante a ditadura brasileira, ele não é panfletário nem apelativo e tem os seus momentos de humor, até como forma de sobrevivência'', pontua. Ao considerar a temática necessária - e também atual -, Nena acrescenta que mesmo no processo democrático que vivemos ainda há outros tipos de exílio, como o econômico e o das desigualdades sociais.
Serviço
- Murro em Ponta de Faca, do Espaço Cênico de Curitiba. * Ingressos esgotados.
Quando - Hoje e amanhã, às 22h
Onde - Usina Cultural (R. Duque de Caxias, 4.159)
(Veja programação completa do Filo na página 6)
PROGRAMAÇÃO
Out of Lines e Petites Pièces..., da Cie. Sens
Dessus-Dessous (França).
* Ingressos esgotados.
Quando Hoje, às 19h
Onde Teatro Londrina
(R. Piauí, 211)
Antes da Coisa Toda Começar, do Armazém Companhia de Teatro (RJ)
Quando Hoje, às 20h30
Onde Teatro Ouro Verde
(R. Maranhão, 85)
Il Calapranzi, do Cantieri Teatrali di Koreja (Itália).
* Ingressos esgotados.
Quando Hoje, às 21h
Onde Teatro Filo
(R. Cuiabá, 39)
Amar, de Alejandro Catalán & Cia Escapada (Argentina).
* Ingressos esgotados.
Quando Hoje e amanhã, às 20h
Onde Funcart
(R. Souza Naves, 2.380)
Quanto Ingressos a R$ 20 e
R$ 10 (meia-entrada para estudantes a partir de 11 anos, idosos, professores das redes municipal e estadual, servidores da UEL, servidores municipais, alunos das escolas municipais de teatro e de dança, portadores do cartão, funcionários e força de trabalho da Petrobras. Clientes Unimed têm desconto de 40% e Clientes da Caixa Econômica, de 20%.
Pontos de Venda Bilheteria do Royal Plaza Shopping (R. Mato Grosso, 310), das 10h às 19h, e na bilheteria do teatro uma hora antes do espetáculo.
* Caso sobrem lugares nos espetáculos esgotados, a bilheteria será aberta na hora.


