O público que perdeu a oportunidade de assistir nas salas de cinema aos filmes “Leste Oeste (2016)” e “Isto (não) é um Assalto” (2018) agora poderá ver os longas-metragens em casa. As produções londrinenses acabam de estrear nas plataformas de streaming Looke, VOD Net Now e Vivo Play. Os dois filmes contam com direção do cineasta Rodrigo Grota e produção de Guilherme Peraro, sócios-diretores da Kinopus, produtora criada em Londrina, em 2004.

"Para nós é muito importante essa estreia no streaming e no vídeo sob demanda (VOD), pois agora conseguimos consolidar um circuito comercial que se inicia nas salas de cinema e chega ao seu último estágio oferecendo acesso a um público muito amplo. É também uma forma do público que consome cinema brasileiro na internet e no VOD conseguir ter mais acesso à produção independente, que é o nosso caso”, afirma Rodrigo Grota.

O longa-metragem “Leste Oeste” acompanha o percurso de Ezequiel, um piloto de testes que retorna à sua cidade natal após 15 anos e reencontra três figuras do seu passado: um antigo affair da juventude, o patriarca da família, com o qual nunca se entendeu; e um jovem que sonha em ser piloto profissional. Produzido com patrocínio da Prefeitura de Londrina, o filme conta com distribuição da Kinopus com patrocínio da Ancine/FSA/BRDE e Governo do Estado do Paraná.

Apresentado pela primeira vez ao público no dia 7 de maio de 2016, no Cine São Luiz, em Recife, "Leste Oeste" foi exibido no circuito de festivais ao longo de três anos, contando com projeções em mais de 20 cidades brasileiras e em 7 países (Colômbia, EUA, Holanda, Índia, Inglaterra, México e Polônia). O filme conquistou 8 prêmios incluindo premiações nos EUA (Melhor Filme Narrativo no Erie IFF), Holanda (Van Gogh Award no AIFF) e México (Melhor Diretor no MIFF), além dos prêmios de Melhor Atriz (para Simone Iliescu) e Melhor Ator (para Felipe Kannenberg) no Cine Pe – Festival Audiovisual de Pernambuco.

Imagem de uma assalto real, que aconteceu em Londrina em 1987, virou tema de documentário dirigido por Rodrigo Grota
Imagem de uma assalto real, que aconteceu em Londrina em 1987, virou tema de documentário dirigido por Rodrigo Grota | Foto: Arquivo Folha

Já o filme “Isto (não) é um Assalto” mostra o mais longo sequestro de um grande número de pessoas na história criminal brasileira. No dia 10/12/1987, sete homens invadiram a agência central do maior banco de Londrina, mantendo mais de 300 pessoas como reféns ao longo de sete horas. Do lado de fora, cerca de 5 mil pessoas começaram a gritar a favor dos bandidos contra o governo Sarney. Os assaltantes exigiram 30 milhões de cruzados que foram colhidos de banco em banco. Após horas de negociação, a quadrilha fugiu com um valor aproximado do exigido, levando 14 reféns. Depois uma semana de fuga, seis dos sete assaltantes foram presos. O filme também conta com patrocínio do Promic.

Série infantil

Dirigida por Rodrigo Grota e idealizada pela roteirista Roberta Takamatsu, a série de TV Super Família (2019), também está disponível nas plataformas de streaming Looke, VOD Net Now e Vivo Play. Produzida pela Kinopus Audiovisual em 2017, a atração que mostra as aventuras e descobertas de uma turma de colegas que vivem entre brincadeiras e sonhos em um mundo repleto de fantasia estreou em agosto de 2019 em rede nacional pela TV Cultura.

“Acredito que o streaming seja a forma ideal para assistir aos 26 episódios de 13 minutos cada. A série tem ao todo mais de 5h30min - com o streaming, o público pode ver como, onde e quando quiser. E o que nos deixa muito felizes: a série foi pré-indicada ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e antes foi exibida pela TV Cultura. Mas agora que todos podem assistir pela internet, já sentimos que a interação com o público é bem maior", ressalta Grota.

Novos projetos

A produtora londrinense Kinopus já havia disponibilizado outros títulos em streaming e VOD em parceria com a Looke, incluindo a série de TV "Brincando com a Ciência" (2017), os curtas "Mister H" (2014), "Paixão Bandida" (2015) e O Retrato (2016), além dos três curtas que integram a Trilogia do Esquecimento: "Satori Uso" (2007), "Booker Pittman" (2008) e "Haruo Ohara" (2010).

No momento, a produtora londrinense está finalizando o longa-metragem “Passagem Secreta”, desenvolvendo a série infantil “Turma da Ala 23”, esperando pela retomada das filmagens para continuar a gravar a série de “TV Cientistas Brasileiros”, e também dar início às filmagens do longa experimental “O Homem Crocodilo”, um documentário sobre o inconsciente estético do londrinense Arrigo Barnabé.