Filmes e desenhos inspiram bandas
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 28 de fevereiro de 2001
Mariana Botta Agência Folha
Grupos como Jota Quest, Pato Fu e Duran Duran escolheram seus nomes influenciados por filmes e desenhos.
Nem todo mundo teve a mesma fonte de inspiração. Quem poderia imaginar, por exemplo, que Pato Fu significa kung fu de pato? A turma de Fernanda Takai não sabia que nome escolher para o grupo, até que o pessoal viu uma tira do Garfield com o título Gato Fu, em que o personagem lutava kung fu. Eles procuravam um nome que fizesse referência ao Japão e acharam que o Fu representaria bem o oriente.
O Jota Quest também se inspirou em um personagem de desenho animado, o Jonny Quest. Só que o nome não cabia no cartaz do show do grupo, e eles decidiram abreviar para J. Quest. Depois de um desentendimento com a empresa Hanna-Barbera, que possui os direitos sobre o desenho, eles tiveram de mudar para Jota Quest.
Já os ingleses do Duran Duran se inspiraram no filme Barbarella. Tiraram o nome de um anjo que é um dos personagens da fita.
O grupo Nsync escolheu um nome com duplo sentido. Além de ser formado pela última letra dos nomes de cada um dos integrantes (Justin, Chris, Joey, Lansten e JC), o nome da banda é a abreviação de in synchronization, que significa em sincronia.
Os brasileiros do KLB tiveram a mesma idéia, só que usaram as iniciais dos nomes dos integrantes do trio: Kiko, Leandro e Bruno.
Os gaúchos do Engenheiros do Hawaii eram estudantes de arquitetura que usaram uma brincadeira da faculdade para dar nome ao grupo.
Tinha um pessoal na engenharia que usava roupas de surfista, e, para irritá-los, nós os chamávamos de engenheiros do Hawaii, conta o cantor Humberto Gessinger.