O amor nunca foi algo muito bem explicado, nunca 100% compreendido. Uns levam com leveza, uma diversão, muitas vezes passageira e múltipla. Outros, entretanto, entendem o amor como algo sério, que é arraigado nos sentimentos mais profundos e que, por isso, não é algo que dê para levar de qualquer jeito.

Há quem diga que o amor precisa ser encarado de frente, mas há também quem diga que ele não precisa ser compreendido, mas sim, vivido ao máximo. Não é possível saber como cada um imagina o amor, muito menos como lida com as suas relações, mas no Dia dos Namorados, quando o amor está no ar, é bom ter um bom filme para tentar entender como funciona o coração.

O Dia dos Namorados, comemorado no Brasil sempre no dia 12 de junho, é uma ótima data para sair para jantar, passar o dia com que se ama, mas com a pandemia, tudo está limitado, então separamos alguns filmes e séries para quem quer passar o dia acompanhado daquele crush ou, até mesmo, sozinho, mas em casa.

"Com Amor, Simon": um filme para quem gosta de histórias de  histórias de adolescentes, super confusos e dramáticos
"Com Amor, Simon": um filme para quem gosta de histórias de histórias de adolescentes, super confusos e dramáticos

Se você é do time que gosta de amores adolescentes, super confusos e dramáticos, o filme "Com amor, Simon" é uma ótima opção. Um amor adolescente, cheio de paixão, repleto de dramas juvenis, fase em que parece que o mundo vai desabar a qualquer momento. Um filme que mostra uma fase de medos e descobertas, sempre que o amor bate à porta.

"Te Quiero Imbecil": comédia espanhola traz um personagem  entre encontros e desencontros amorosos, deslocado para compreender o papel masculino no século 21
"Te Quiero Imbecil": comédia espanhola traz um personagem entre encontros e desencontros amorosos, deslocado para compreender o papel masculino no século 21 | Foto: Netflix/ Divulgação

Agora, se você ainda está no período da conquista do seu (ou sua) crush, sempre tem aquele momento quando as qualidades falam mais alto e os passos vão ser, milimetricamente, calculados. É a fase “ou você se apaixona ou larga de vez”. A produção da Netflix "Te Quiero, Imbecil" é uma comédia romântica que conta a história de um homem acostumado a viver relacionamentos baseado na sua geração e após perder tudo o que tinha, precisou se reinventar, principalmente, nas suas relações amorosas.

Quando se é adulto, já se tem , provavelmente, um conhecimento melhor sobre o mundo, sobre as prioridades pessoais e tudo o que nos cerca. Assim, o amor consequentemente é mais maduro. Nessa fase algumas pessoas se tornam mais céticas com as relações amorosas e, por muitas vezes, deixam o amor em segundo (ou até terceiro) plano. Como no caso de Natalie, do filme "Megarromântico", da Netflix.

"Megarromântico" é uma comédia que traz uma personagem durona em relação ao amor, até que bate a cabeça e acorda outra pessoa
"Megarromântico" é uma comédia que traz uma personagem durona em relação ao amor, até que bate a cabeça e acorda outra pessoa | Foto: Netflix/ Divulgação

Uma jovem arquiteta que preferiu deixar o amor de lado e focar sua atenção somente na carreira profissional. Ela que sempre foi muito seca com seus amores e, após um assalto, bate a cabeça e acorda no seu pior pesadelo. A comédia brinca muito com esse estereótipo do romance no qual tudo dá certo no final, como se o amor realmente tivesse uma fórmula para a vida real.

Natalie não acredita no ideal de cara perfeito e foi ensinada a não acreditar no que via nos filmes. Isso, para ela, se tornou um monstro que a afastou de viver boas relações durante sua vida. O filme é super engraçado e muito relevante para entender as relações amorosas e que nem sempre ser como uma pedra é a saída.

Outra indicação muito relevante para esse momento é a série "Modern Love", da Amazon Prime. Com 8 episódios, ela conta histórias de casais, com vivências diferentes, que ao longo dos anos se reencontram e formam belos pares, ou que namoram desde a adolescência e o relacionamento já não funciona da mesma forma, ou até de pessoas que viveram uma noite linda de amor e pelos acasos da vida voltaram a se encontrar de novo anos depois. Essas histórias realmente conseguem dar uma dimensão ou até uma personificação do que é amar e ser amado. O mais chocante dessa série é que ela foi produzida a partir de histórias reais, o que mexe ainda mais com o coração.

"Perfeita Para Você": um filme mais forte, denso, sobre encontros e renúncias no amor
"Perfeita Para Você": um filme mais forte, denso, sobre encontros e renúncias no amor | Foto: Netflix/ Divulgação

Para finalizar, tem ainda o filme "Perfeita Para Você'", da Netflix. A história é forte, um pouco mais densa que as outras, mas não menos importante. Talvez, para fechar esse ciclo do amor palpável, esse filme seja excelente. Cheio de drama, ele é capaz de fazer com que o amor, mesmo com um fim datado, seja mais do que só estar com quem se ama, é amar tanto o outro a ponto de querer deixá-lo com alguém tão perfeito quanto você foi ou é na vida dessa pessoa.

Todos os filmes citados aqui estão disponíveis nas plataformas de streamings da Amazon Prime, Netflix e Hulu. Seja acompanhado ou só, feliz Dia dos Namorados!

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora