A comédia "Delicioso: da cozinha para o mundo" aborda as origens da culinária francesa e a criação do primeiro restaurante do país
A comédia "Delicioso: da cozinha para o mundo" aborda as origens da culinária francesa e a criação do primeiro restaurante do país | Foto: Divulgação

Os londrinenses terão a oportunidade de acompanhar mais uma vez a programação do Festival Varilux de Cinema Francês, que tem início nesta quinta-feira (25) e prossegue até 8 de dezembro. O evento que costuma atrair mais de um milhão de espectadores em todo o país chega à 12ª edição promovendo a exibição de 17 filmes franceses de diversos gêneros, incluindo drama, romance, comédia, animação e documentário. Em Londrina, as sessões serão realizadas no Cineflix Shopping Aurora.

Na programação deste ano estão obras premiadas que foram exibidas recentemente em importantes festivais de cinema sediados em Cannes, Toronto e Veneza. Um dos destaques está o filme “Está Tudo Bem”, do consagrado diretor François Ozon. O longa-metragem discute a eutanásia e o suicídio assistido quando um homem, em uma cama de hospital, pede ajuda de sua filha para morrer. Ainda sobre a temática da finitude, uma das mais aclamadas atrizes do cinema francês, Catherine Deneuve, brilha no filme “Enquanto Vivo”, sob a direção de Emmanuelle Bercot. No drama, ela interpreta uma mãe diante do insuportável: a doença incurável do filho.

O drama “@Arthur Rambo – Ódio nas Redes” é dirigido por Laurent Cantet e discute o uso das redes sociais e os julgamentos no mundo digital. Documental, “Nosso Planeta, Nosso Legado” é a mais recente produção do diretor Yann Arthus-Bertrand, fotógrafo que se tornou cineasta e já realizou produções memoráveis como “Home: nosso planeta, nossa casa”. Nesta nova produção, ele compartilha a visão sensível e radical do mundo atual, além de revelar um planeta sofredor e uma humanidade desorientada. Já o drama “Ilusões Perdidas” é inspirado no romance homônimo de Honoré de Balzac e dirigido por Xavier Giannoli, o filme é ambientado no século XIX em que Lucien, um jovem poeta desconhecido ávido por abrir caminho na vida, deixa sua cidade natal para tentar a sorte em Paris. A produção foi indicada ao Leão de Ouro, além de outras duas categorias no Festival de Veneza.

As comédias também estão presentes na programação. Um dos destaques é “Adeus Idiotas”, escrita, dirigida e interpretada por Albert Dupontel. O longa-metragem ganhou sete Prêmios César e já foi visto por mais de um milhão de espectadores na França. No enredo, amigos embarcam em uma missão tão espectacular quanto improvável, quando uma amiga descobre, aos 43 anos, que está seriamente doente. Já “Pequena lição de amor”, de Eve Deboise, mostra seus protagonistas numa jornada por Paris por causa de uma inquietante carta de amor.

E, para deixar os amantes da gastronomia com água na boca, a mostra apresenta “Delicioso: da Cozinha para o mundo”, comédia estrelada por Grégory Gadebois e Isabelle Carré, sob a direção de Eric Besnard. O filme de época conta um pouco dos primórdios da culinária francesa, bem como a criação do primeiro restaurante do país, antes mesmo da revolução francesa acontecer. “Um Conto de Amor e Desejo”, segundo longa-metragem de Leyla Bouzid, mostra, com delicadeza e audácia, o despertar para a sexualidade e o ardor dos sentimentos e fantasias. A produção integrou a Semana da Crítica de Cannes de 2021 e ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival Du Film Francophone d’Angoulême 2021.

"Um conto de amor e desejo", longa- metragem de Leyla Bouzid mostra o despertar da sexualidade e das fantasias
"Um conto de amor e desejo", longa- metragem de Leyla Bouzid mostra o despertar da sexualidade e das fantasias | Foto: Divulgação

A programação completa do 12º Festival Varilux de Cinema Francês pode ser conferida no site www.cineflix.com.br. O evento é realizado pela produtora Bonfilm e tem como patrocinador principal a Essilor/Varilux, além do Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura, o Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa e a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

12º Festival Varilux de Cinema Francês

Quando – 25 de novembro a 8 de dezembro

Onde - Cineflix Shopping Aurora

Quanto – Valores de ingressos e horários das sessões podem ser vistos no site do festival