Mais de 400 coralistas e instrumentistas se reúnem em Londrina durante o Festival Unicanto de Corais que começa nesta quinta-feira (3) e prossegue até sábado (5). O evento chega à 26ª edição promovendo apresentações de 15 corais paranaenses e capixabas. Marcando a retomada das atividades presenciais após dois anos de suspensão devido à pandemia de Covid, os espetáculos serão realizados no Teatro Ouro Verde, com entrada franca.

LEIA MAIS

Festival Kinoarte leva crianças à sala de cinema

As apresentações terão início às 20 horas. A cada noite, o público terá a oportunidade de assistir a cinco corais. O repertório será bastante diversificado, com cada coral apresentando três músicas de livre escolha, indo da MPB, passando por folclore nacional e internacional, clássicos da música internacional e nacional, spirit, gospel, a música erudita.

Na abertura, que acontece nesta quinta-feira (3), subirão ao palco do Teatro Ouro Verde o Coral da PUC Campus Londrina, Coral do Projeto Crescer de Arapongas , Coral da ACEL, Coro da UEL, Coro da Faculdade Unicesumar de Maringá; e Cameria IFES (Instituto Federal do Espírito Santo).

Na sexta (4), a direção do Festival Unicanto preparou uma palestra, com debate e mesa redonda sobre o tema ”O Canto Coral, durante e pós-pandemia”. O evento inicia às 14h30, no Seminário das Irmãs da Pequena Missão para Surdos (Rua: Comandante Carlos Alberto,198/Boa Vista), aberto ao público. Às 20 horas, no Teatro Ouro Verde haverá apresentações do Coral do Sinpro, Grupo Vocal Bem Coral; Coral Sol Maior, (de Colorado/PR), Madrigal Cantorum IFES (Instituto Federal do Espírito Santo) e Grupo Vocal Entre Nós.

Grupo Vocal Bem Coral: entre as atrações de sexta-feira (4)
Grupo Vocal Bem Coral: entre as atrações de sexta-feira (4) | Foto: Divulgação

No sábado (5), como já é tradição no último dia do festival, será realizada uma Celebração Litúrgica, às 10h, no Santuário Nossa Senhora Aparecida (R: Grajaú, 257 - Vila Nova). A Missa contará com a participação da maioria dos corais que se apresenta no evento, formando um grande coro de pelo menos 150 vozes. Às 20 horas, o Teatro Ouro Verde recebe o Coral Unicanto de Londrina; Madrigal Cantoum IFES (Vitória/ES); Cobra Coral (Maringá), Coro Cameria IFES (Vitória/ES) e o Coral da 1ª Igreja Presbiteriana Central de Londrina.

Coral Unicanto de Londrina també integra a programação  do Festival que vai até sábado (5)
Coral Unicanto de Londrina també integra a programação do Festival que vai até sábado (5) | Foto: Divulgação

Antes das apresentações, o público terá a oportunidade de assistir espetáculos de Árias de Óperas conhecidas. O início do espetáculo é 19h30, no saguão do Teatro Ouro Verde. Essas apresentações já se tornaram parte do evento e acontecem há pelo menos seis anos. No último dia do festival, sábado (5), o Coral Infantil da Universidade Estadual de Londrina (UEL), regido pela maestrina Zuleika Pereira de Araújo também se apresenta no saguão teatro.

O 26º Festival Unicanto de Corais é uma realização da Associação Unicanto de Corais. Os patrocinadores do evento são Lei de Incentivo a Cultura/Sec. Especial da Cultura/ Ministério do Turismo; Indústrias Pennacchi; Verona Supermercados; Super G; PB.Lopes - Scania; Bunge; Dori Alimentos S/A.

SERVIÇO:

26º Festival Unicanto de Corais

Quando – De 3 a 5 de novembro, às 20 horas

Onde – Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)

Gratuito

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link