O Festival Cultural de Etnias, realização do Sesc Pr que segue até domingo (15), oferece muitas atrações neste final de semana em Londrina.

Nesta sexta-feira (13), haverá um cortejo de abertura do evento, às 12h, no Calçadão de Londrina, com apresentação de Taikô do Grupo Sansey e performance do Hibercircus. O Grupo Sansey é uma entidade sem fins lucrativos, que há mais de 36 anos atua pela preservação, valorização e a divulgação da cultura japonesa através da música em seus diversos estilos. O Grupo busca incentivar crianças, jovens e adultos a praticar o canto (karaokê), dança (Yosakoi Soran) e os tambores japoneses (Taikô).

Atualmente, o Grupo Sansey é o maior campeão de Yosakoi Soran no Brasil, tendo conquistado oito títulos brasileiros e se destacado internacionalmente em 2008, quando foi convidado para se apresentar no 17º Festival Yosakoi Soran em Sapporo, no Japão.O cortejo começará no Calçadão de Londrina, em frente ao Banco do Brasil, e seguirá até o Sesc Cadeião Cultural, na Rua Sergipe, 52.

Às 18h, será realizado o Workshop de Capuccino Italiano, com Senac Café Escola, com demonstração de como se prepara a bebida que é um clássico da cultura italiana. Na aula-show serão mostradas várias técnicas de preparação.

Às 19h30, também nesta sexta, haverá um concerto de ópera com o tenor João Miguel e a soprano Keydma Juliana. João Miguel é tenor e regente formado em Licenciatura em Música pela JEL e Bacharelado em Canto pela UEM. Foi aluno de correpetição do maestro Alessandro Sangiorgi. Como tenor solista participou de vários concertos e óperas entre eles Magnificat de J. S. Bach. Em 2022 recebeu o prêmio Memorial de Vivências, concedido pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e pela Secretaria da Comunicação Social e da Cultura (SEEC).

SÁBADO (14)

No sábado (14), às 14h30, haverá apresentação de trabalhos dos alunos do CDM - Centro de Difusão Musical do Cadeião - e também do Grupo de Cantoria do Laboratório de Música do Cadeião.

Às 15h, o Grupo Indígena Nen Ga se apresenta mostrando cantos e danças do povo Kaingang. O coletivo Nen Ga mantém ativa a Associação de Juventude Indígena Kaingang Nen Ga da Terra Indígena Apucaraninha (AJIKAN), criada em 2020. Através dela, o coletivo consegue se organizar com políticas públicas e editais de fomento à cultura.

Às 16h, o Grupo Folclórico do Centro Espanhol do Paraná, com sede em Curitiba, também faz uma apresentação de músicas e danças. O grupo existe desde 1977 e vem se consolidando para mostrar a cultura de diferentes regiões da Espanha

Às 17h, a Cia Folclórica Kadosh entra em cena para mostrar a dança do ventre. A companhia, que existe há 15 anos, participa de festivais nacionais e já conquistou dois primeiros lugares num dos maiores festivais do mundo, o Mercado Persa.

Às 18h, o Grupo de Folclore Grego Neoléa do PR, se expressa através da dança, mostrando ao público uma viagem artística pela Grécia.

DOMINGO (15)

Às 15h haverá apresentação do Laboratório de Dança Cadeião, com a apresentação de "Segunda Classe", coreografia inspirada na obra homônima de Tarsila do Amaral e na música "Construção" de Chico Buarque de Holanda. A dança "Entre Ilhas", inspirada pelas improvisações e criações dos próprios bailarinos, também será apresentada, com coreografia de Alana Komatsu..

Às 15h30, o Grupo Folclórico Raízes da Bolívia traz ao público números do folclore tradicional de seu país.

Ás 16h30, o grupo londrinense Pisada da Jurema, composto por sete mulheres, faz releituras de ritmos populares brasileiros num show que adentra o universo da tradição oral e de ritmos como o coco, cacuriá, bumba meu boi, samba de roda, afoxé, maracatu e outros.

Às 18h, Siba - o Quarteto, encerra o evento com um show original. Siba nasceu em Recife (PE) e mantém as tradições rítmicas do maracatu e dos cirandeios, tendo desenvolvido um estilo inovador como membro da banda Mestre Ambrósio. O repertório do show parte de seu último álbum "Coruja Muda", mas também, com elementos dos seus últimos trabalhos como "Baile Solto", "Avante" e a "Fuloresta do Samba."

Além dos shows e mostras de dança, o Festival Cultural Etnias traz outras atrações ao Sesc Cadeião Cultural. Todas as atividades são gratuitas e a lotação é limitada ao tamanho dos espaços destinados ao público.

Mais informações no site Sesc Pr