Reconhecida pela tradição dos festivais, Londrina chega à 40ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina - FIML. A pandemia alterou todos os planos de 2020 e por razões de segurança, o festival será virtual, mas não menos atrativo. A programação tem início neste domingo (6), a partir das 19h30, pelo Canal do Youtube do Festival. A abertura do evento mesclará a solenidade e apresentações artísticas, iniciando com um “presente” para o londrinense, em homenagem aos 86 anos de Londrina e aos 40 do FIML: a execução do Hino a Londrina, com uma surpresa.

Participam da solenidade de abertura, representantes das entidades promotoras do Festival: Secretaria de Estado da Cultura, Secretaria Municipal de Cultura; Universidade Estadual de Londrina; Associação de Amigos do FIML e os diretores pedagógico, Magali Kleber e artístico, Marco Antonio de Almeida. Dos dias 6 a 12 de dezembro, todas as noites o público será brindado com concertos virtuais, iniciados às 20h30, transmitidos pelo canal do Youtube do evento e com os comentários do pianista Marco Antonio de Almeida. A programação pode ser acompanhada pelo site www.fiml.art.br

Concerto de abertura do FIML terá regência do maestro Norton Morozowicz para obra de Villa-Lobos
Concerto de abertura do FIML terá regência do maestro Norton Morozowicz para obra de Villa-Lobos | Foto: Divulgação

O concerto de abertura no domingo (19h30) será uma das obras mais empolgantes do compositor Heitor Villa-Lobos, escrita em 1926, “Choros nº 10, para grande coro misto e orquestra”. A segunda metade da composição traz o poema “Rasga o Coração”, de Catulo de Paixão Cearense, cantado. O concerto com a Orquestra Sinfônica da UEL (OSUEL), tem regência do maestro Norton Morozowicz e a regência do coral, de Maria Guinand (Venezuela).

A programação artística do evento segue na segunda-feira 7), com inicio às 20h30. O concerto “Beethoven 250”, em comemoração aos 250 anos de nascimento do mestre alemão, trará “Sonata para piano – op. 110”, interpretada pelo pianista Marco Antonio de Almeida. Na sequência, uma surpresa musical baseada na “5ª Sinfonia” e no segundo movimento da “Sonata Patética”.

“All That Jazz” é o concerto da terça-feira (8), com artistas e formações variadas, contando com a participação de Sergio Reze, Andre Mehmari, Matheus Gonsales e amigos. A programação conta com “La Fiesta” (Chick Corea), “Gordus Powe” (Alexandre Silvério); “Canoa Canoa” (Nelson Angelo/Ronaldo Bastos) e “Primavera/Verão” de As estações na Cantareira (André Mehmari). Seguem ainda na programação artística “Jazz Sinfônico” (dia 9-Gershwin); “Concertos Sinos” (dia 10, Orquestras de projetos sociais); “Quarteto de Cordas Amaryllis” e o “Duo/piano/EUA, Fábio e Gisele Witkowski” (ambos no dia 11) e “Festa Musical de Encerramento” (Dia 12, Choro, Tango, Kids Festival e Festival na rua).

Lives

Em forma de “Roda de Conversas”, as três Iives do festival terão temas relevantes da contemporaneidade e serão transmitidas das 17h às 18h30, pelo canal do evento no Youtube. Na segunda-feira, 7, Haruê Tanaka fala sobre “Epistemologias e Pedagogias Musicais Decoloniais: Circularidade dos Saberes”; na quarta-feira (9), será a vez da “Saúde do Músico” com Débora Beckner e Carina Joly e na sexta-feira (11), Cláudia Freixedas, Cecília Silveira, Priscila Santana e Reanta Jaffè, discorrem sobre “Projetos Sociais”, na música. As lives terão como mediadora a diretora pedagógica do FIML, Magali Kleber.

O Festival Internacional de Música de Londrina tem a direção pedagógica de Magali Kleber, direção artística do pianista Marco Antonio de Almeida e direção executiva do presidente da Associação de Amigos do FIML, Marcelo Camargo. O evento é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura - Governo do Estado do Paraná // Secretaria Municipal da Cultura - Prefeitura do Município de Londrina-Promic // Casa de Cultura - Universidade Estadual de Londrina e Associação de Amigos do FIML Patrocínio: Promic e Unimed Londrina. Apoio Cultural: Associação Médica de Londrina

Serviço:

40ª edição do Festival Internacional de Música de Londrina - FIML

De 6 a 12 de dezembro

Canal do Youtube do Festival (https://bit.ly/youtubeFIML)