Após o fechamento do Cine Com-Tour no ano passado, as plataformas de streaming têm sido uma das poucas alternativas para os londrinenses assistirem a filmes fora do circuito comercial. Nas próximas semanas, os cinéfilos locais e de todo o Brasil terão a oportunidade de acompanhar relevantes produções cinematográficas produzidas na Itália. Com transmissão gratuita pela internet, o 16º Festival de Cinema Italiano apresenta ao público brasileiro 17 filmes ainda inéditos no país e 16 clássicos que contam a assinatura de renomados diretores. A programação que foi aberta no último final de semana pode ser vista até o dia 5 de dezembro pelo site www.festivalcinemaitaliano.com.

"Lovely Boy" ,que integra a proframação do festival, traz a história de um músico talentoso marcado por tatuagens no rosto e que se perde no mundo das drogas
"Lovely Boy" ,que integra a proframação do festival, traz a história de um músico talentoso marcado por tatuagens no rosto e que se perde no mundo das drogas | Foto: Glauco Canalis/ Divulgação

A mostra de filmes contemporâneos inclui filmes transitam em temas e gêneros, abordando questões como relações familiares, como “Deixe-me ir”, de Stefano Mordini, até releituras de personagens clássicos, como “Todos por 1 – 1 Por Todos”, que retoma os famosos mosqueteiros de Dumas, numa versão cômica. Também faz parte do festival “Com todo o coração”, de Vincenzo Salemm, um dos filmes mais vistos na Itália este ano. Integram ainda os filmes da nova safra de diretores italianos, oito longas fizeram sua estreia mundial no Festival de Veneza deste ano, que aconteceu em setembro passado.

Entre os destaques da mostra contemporânea está “Lovely Boy”, que traz como protagonista um jovem e talentoso músico cuja face é marcada por tatuagens, e que se perde no mundo das drogas. O longa e rendeu a Lettieri, seu diretor, o prêmio de talento em ascensão, em Veneza. E também o filme “Tempero do Chef”, de Francesco Falaschi. Vencedor de três prêmios, entre eles o de público no Chicago European Union Film Festival, a produção apresenta a história de um chef que foi preso, e agora cumpre serviços comunitários e se une com um jovem portador de síndrome de Aspergers para participar de uma competição culinária.

“A nossa escolha se baseia em parte nos filmes que são apresentados em grandes festivais internacionais, e principalmente nos Festivais de Veneza e de Roma, que são um fio condutor da cinematografia italiana. Também procuramos por filmes que nunca chegariam em grandes festivais no Brasil, mas que contenham uma história autêntica, que de alguma forma nos tragam reflexão ou nos façam rir de situações inusitadas, onde a arte imita a vida ou possivelmente o exato contrário”, explica Erica Bernardini, curadora e diretora do festival.

"Blackout Love" também integra o festival que traz filmes inéditos e já consagrados
"Blackout Love" também integra o festival que traz filmes inéditos e já consagrados

A programação do evento conta ainda com a exibição da mostra “As mais belas trilhas sonoras do cinema italiano”, que permitirá ao público revisitar filmes e trilhas que se tornaram clássicas, compostas por Ennio Morricone, Nino Rota, Nicola Piovani, Ritz Ortolani, Andre Guerra, Valerio Vigilar e Piero Piccioni. O destaque da seleção deste segmento são obras de mestres como Federico Fellini (“Os Palhaços”), Sergio Leone (“Era uma vez na América”) e Dario Argento (“O Pássaro das Plumas de Cristal), Lina Wertmüller (“Mimi, O Metalúrgico” e “Amor e Anarquia”), e Damiano Damiani (“Advertência”). Também faz parte do festival “Com todo o coração”, de Vincenzo Salemm, um dos filmes mais vistos na Itália este ano. Os longas inéditos concorrem ao Prêmio Pirelli, concedido ao filme mais visto pelo público.

O 16º Festival de Cinema Italiano é organizado pela Câmera de Comercio Ítalo Brasileira de São Paulo, em colaboração, pelo primeiro ano, com a Embaixada Italiana no Brasil.

Serviço:

16º Festival de Cinema Italiano

Quando - Até 5 de dezembro

Onde -no site do festival

Gratuito

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.