Jair Rodrigues está entre artistas nacionais que integram o 13 Festival In-Edit Brasil
Jair Rodrigues está entre artistas nacionais que integram o 13 Festival In-Edit Brasil | Foto: Divulgação

Documentários sobre grandes nomes da música nacional e internacional integram a programação do 13º In-Edit Brasil, que tem início nesta quarta-feira (16) e prossegue até o próximo dia 27. No Panorama Brasileiro, o festival traz mais de 50 títulos focados em personagens como Jair Rodrigues, Luiz Melodia, Alzira E, Yamandu Costa, Zeca Baleiro, João Bosco e Aldir Blanc, e Mano Brown, entre outros. Debates, shows e uma masterclass também fazem parte da grade do evento que será transmitido pela internet.

Alzira Espíndola: entre os destaques nacionais do festival
Alzira Espíndola: entre os destaques nacionais do festival | Foto: Divulgação

O grande homenageado desta edição do festival é o diretor D.A. Pennebacker, considerado um dos maiores nomes do documentário mundial de todos os tempos, e um dos pioneiros do “Cinema Direto". O festival apresenta dois clássicos da fase musical do cineasta, o lendário “Dont Look Back” (1967), sobre a turnê inglesa de Bob Dylan, e "Monterey Pop” (1968), além de curtas metragens pouco conhecidos do diretor. E convida para um bate-papo virtual a premiada diretora Chris Hegedus, sua viúva e parceira artística, para falar sobre a carreira e obra do diretor.

No Panorama Mundial, o festival traz 22 títulos inéditos, sobre artistas contemporâneos e que marcaram a música internacional das últimas décadas. Entre eles, a banda dinamarquesa Lukas Graham, DJ Moby, Phil Lynott (da banda Thin Lizzy), a banda inglesa Idles, o cantor Shane MacGowan (vocalista da banda The Pogues) e Poly Styrene (vocalista da banda X-Ray Spex). Já a Programação Paralela apresentará shows inéditos, concebidos em diálogo com os filmes da programação, com a participação de artistas como Nasi, Alzira E, DJ Hum, João Ricardo, a banda Made in Brazil, o grupo Gritando HC, além de homenagens musicais ao maestro e José Siqueira e ao rapper Speedfreaks.

Pelo segundo ano consecutivo, devido à covid-19, o festival acontece de forma on-line. Toda a programação estará disponível no site e na plataforma do festival: www.in-edit-brasil.com e br.in-edit.tv. Os filmes do Panorama Brasileiro, os debates e os shows desta edição terão acesso gratuito. O acesso aos filmes do Panorama Mundial terão custo simbólico de R$ 3,00, com toda a receita arrecadada este ano será revertida em prol de projetos sociais de amparo a pessoas especialmente afetadas pela pandemia.

O IN-EDIT BRASIL 2021 conta com patrocínio máster de Colombo Agroindústria, o patrocínio do Itaú, da Spcine e da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e é uma realização conjunta do Sesc SP, da In Brasil Cultural e do Ministério do Turismo e Governo Federal. Toda a programação do evento pode ser conferida no site www.in-edit-brasil.com

Serviço:

In-Edit Brasil - 13º Festival Internacional do Documentário Musical

Quando - De 16 a 27 de junho

Onde - A programação completa e os links de acesso aos documentários podem ser acessados no site www.in-edit-brasil.com

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1