No ambiente fechado de um trailler, uma trapezista de circo insiste em cantar tangos enquanto uma bailarina tenta ensaiar seus passos de dança. A falta de espaço é o problema. Um acirrado conflito entre duas mulheres no cotidiano é travado pelas atrizes do grupo argentino Andar no espetáculo ''Tango Nómade'', primeira atração internacional no 36º Festival Internacional de Londrina (Filo). A montagem será apresentada hoje e amanhã, às 21 horas, no Alternativo.
O diretor Silvio Lang, de 23 anos, criou um roteiro cujos eixos são fechados por 10 tangos das décadas de 20 e 30, que são resgatados nos anos 70. À música soma-se também a cultura pop de época.
A loucura do cotidiano e a disputa de poder entre a trapezista e a bailarina é retratada com um humor corrosivo, evidenciado na agilidade das ações das atrizes Edith Gazzaniga e María José Jerónimo. Os tangos são interpretados ao vivo por Edith Gazzaniga.
Silvio Lang trabalhou ''Tango Nómade'' como uma metáfora política da luta entre a capital argentina e o interior no que diz respeito à vida artística. ''Existe um olhar pejorativo sobre tudo o que se faz no interior do país. Essa também é uma luta no nosso cotidiano'', explica. A metáfora faz referência ao momento mais difícil da crise econômica da Argentina. ''Em vez de ser distribuído igualmente, o orçamento de cultura do país foi concentrado em poucas mãos. O resultado foi uma briga simbolicamente violenta entre as companhias argentinas''.
''Tango Nómade'' estreou em 2001 e percorreu diversas cidades argentinas. Esta é a primeira apresentação do grupo fora do seu país. Depois de Londrina, o espetáculo segue para Curitiba, onde estará em cartaz terça e quarta-feira, no Teatro Guaíra. O retorno à Argentina será marcado pela inauguração de uma sede própria com sala de espetáculos, comandada pelo Andar juntamente com outros 13 grupos independentes. O espaço será aberto ao público com a estréia do novo espetáculo da companhia, ''A Intempérie''.
O Grupo Andar foi fundado há 18 anos em Santa Rosa, capital da Província de La Pampa. Atualmente dirigido por José Jerónimo, é formado por 40 pessoas. Além da produção de espetáculos, o grupo também trabalha com projetos sociais.
FICHA TÉCNICA:
''Tango Nómade'' Espetáculo do Grupo Andar, da Argentina. Dramaturgia, direção e cenário: Silvio Lang. Elenco: Edith Gazzaniga e María José Jerónimo. Desenho de luz e cenário: José Jerónimo. Figurinos: Cristian Parasole.

mockup