Festival do Futuro embala posse de Lula
Apresentações começaram às 11h e artistas se revezaram em dois palcos
PUBLICAÇÃO
domingo, 01 de janeiro de 2023
Apresentações começaram às 11h e artistas se revezaram em dois palcos
Carolina Moraes - Folhapress

Brasília - O Festival do Futuro, como foi batizada a série de shows que embalaram a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva neste domingo em Brasília, começou com músicas que já tomavam conta da capital federal, entre elas clássicos "Sujeito de Sorte" e "O Bêbado e a Equilibrista".
Com essas músicas populares um grupo de artistas abriu a primeira apresentação do dia, chamada de "Brasília de Todos os Ritmos", às 11h. Apesar de preocupações com a segurança em torno da posse, no rastro de uma tentativa de ataque terrorista nos últimos dias, não houve revista para entrar na Esplanada dos Ministérios.
Foi na apresentação de Kleber Lucas que o público começou a crescer. Debaixo de um sol forte, alguns tentaram uma sombra perto das poucas árvores no local, ou usam guarda-chuvas e cangas para se proteger.
O cantor gospel se apresentou também com Clóvis Pinho, Leonardo Gonçalves, Mn Mc e Sarah Renata, que foi aplaudida após dizer que eles representam uma parte dos evangélicos do país.
"Se você vir por aí gente sendo violentada em nome da religião, da família tradicional brasileira, essa não é a régua de cristo", disse. "A régua de cristo é o amor."
Kleber Lucas, 54, é um pastor que se converteu ao neopentecostalismo com 17 anos e depois migrou para a igreja batista. Ele é um gigante no segmento gospel. Com um Grammy de melhor álbum de música cristã em língua portuguesa, ele tem mais de 30 anos de carreira e milhões de discos vendidos.
Um trio de rappers indígenas, liderado por Kaê Guajajara, tomou o palco logo depois da apresentação gospel, que teve como principal nome o pastor Kleber Lucas.
Logo após a posse começou o show de Juliano Maderada, compositor de "Tá Na Hora do Jair Já Ir Embora", o grande jingle das eleições de 2022.
'ESCREVER NOVA HISTÓRIA'
Atração musical da posse de Lula, a drag queen Pabllo Vittar usou o Instagram na manhã deste domingo (1º) para falar sobre a expectativa de cantar após a cerimônia que marcará o retorno de Lula ao posto de presidente da República.
"Vamos escrever uma nova história... Juntas", escreveu a artista. Ela ainda compartilhou uma ilustração na qual aparece de terno vermelho e uma estrela no peito.
Os principais shows da festa da posse começaram às 18h30 - depois da cerimônia solene. São dois palcos lado a lado perto da praça dos Três Poderes, em Brasília. Pabllo subiria ao palco Gal Costa às 2h10 e convida Lukinhas e Urias para participações especiais.
Segundo o Gabinete de Transição, esses artistas não vão receber cachê para participar da posse. Eles se revezaram em dois palcos batizados com os nomes das cantoras Elza Soares e Gal Costa. É uma homenagem às cantoras, que morreram em janeiro e em novembro deste ano, respectivamente.
****
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.

