A quinta edição do Festival de Cinema do Recife começa hoje e prossegue até o dia 30. O evento é considerado um dos mais importantes do gênero no País e o tema desta edição é ‘‘Cinema Brasileiro – Uma Arte de Raça’’, uma homenagem aos atores Ruth de Souza e Milton Gonçalves. A premiação está marcada para o dia 30 e trará filmes convidados como ‘‘Uma História do Futebol’’ (curta) de Paulo Machline e ‘‘Bufo & Spallanzani’’ (longa), com direção de Flávio Tambelli, com as presenças confirmadas de José Mayer, Tony Ramos e Maitê Proença. O Festival também vai promover o debate sobre a cinematografia de Alberto Cavalcanti e o mercado de trabalho para o artista negro.
O enfoque multirracial vai dar o tom em debates, perfomances e mostras paralelas. Entre as atividades que o Festival reúne está o Congresso Brasileiro de Cinema e Regionalização. A programação de hoje inclui oficinas de cinema de animação, interpretação, direção, assistente de direção, produção e iluminação, maquinaria e eletricidade.
Entre os filmes que serão exibidos hoje estão os curtas ‘‘Cá e Lᒒ (Aurélio Aragão), ‘‘A Invasão da Infância’’ (Liliana Sulzbach), ‘‘Chifre de Camaleão’’ (Marão), ‘‘Distraída para a Morte‘‘ (Jefferson De), ‘‘Pixaim’’ (Fernando Belens) e ‘‘Capiba – 96 anos se Deus Quiser’’ (Francisco Amorim).
Entre os longas que fazem parte da mostra competitiva serão exibidos hoje ‘‘Barra 68’’ (Vladimir Carvalho) e ‘‘Domésticas’’ (Fernando Meirelles e Nando Oliva).

mockup