Festival de Percussão começa hoje em Salvador
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 11 de abril de 2000
Agência Folha
Começa hoje, em Salvador, a sétima edição do PercPan (Panorama Percussivo Mundial), que há seis anos acontecia apenas na capital baiana. Agora, também chega a São Paulo, nos dias 19 e 20, no Teatro Alfa, para depois, dias 26 e 28, em Paris, percutir o forte pulsar de suas atrações.
A abertura do festival terá Gilberto Gil e Naná Vasconcelos promovendo um cortejo. Nele, haverá fanfarras, percussionistas mirins do Olodum e o Ilê Aiyê, entre outros músicos, que têm por destino a praça Campo Grande, em frente ao Teatro Castro Alves, para encenarem uma ópera percussiva.
O teatro abriga, de amanhã até sábado, a arte musical de diversos pontos do planeta, com alguns destaques internacionais, como a jamaicana Rita Marley viúva de Bob Marley o grupo africano de pigmeus Aka, da África central, o marroquino Hassan Hakmoun e as moças de Botsuana Map Marimba Girls Plus.
Os pigmeus trazem, como uma das características de sua arte sonora, o entoar de cantos polifônicos (combinando dois ou mais sons simultaneamente), por meio de vozes emitidas pelo peito e pela cabeça técnica utilizada pela líder do Zap Mama, Marie Daulne além de instrumentos simples feitos com elementos naturais encontrados nas florestas.
Hassan Hakmoun executa canções de Gnawa que provavelmente chegaram a Marrocos pelo sul do Saara, trazidas por escravos e mercadores, e há séculos são usadas para expulsar espíritos não gratos, além de, por vezes, reclamarem situações de exílio e escravidão, por meio de suas letras. As integrantes do Map Marimba Girls Plus mostram que a marimba também pode ser tocada por mulheres, o que antes era proibido por sua rígida tradição.
A batida do Brasil se faz presente por meio do som de Lenine e Pife Muderno, além das cantadoras e tocadoras de coco As Ceguinhas de Campina Grande.
Martinho da Vila e várias cantoras, como Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, Fafá de Belém e Cássia Eller, são algumas das outras atrações. O festival também oferece workshops, mas só em Salvador.