O Fima - Festival de Ilustração de Maringá - segue até sábado (26) , e sua programação, que começou na segunda-feira, está disponível para todo o público. A grade do evento é formada por palestras, mostras de processo criativo e exposições online e presencial, além de workshops e análises de portfólio para quem fez as inscrições antecipadamente.

Cartaz do Fima: Festival de Ilustração de Maringá tem eventos on-line e workshops ministrados por artistas visuais
Cartaz do Fima: Festival de Ilustração de Maringá tem eventos on-line e workshops ministrados por artistas visuais | Foto: Divulgação

O Fima é um projeto colaborativo de Marcelo Goto e Kleverson Mariano, contemplados pelo Prêmio Ancieto Matti, da Secretaria Municipal de Cultura da cidade de Maringá. O objetivo do Fima é promover um aprofundamento no mundo da ilustração, para que os participantes do festival tenham a oportunidade de aprender técnicas com profissionais experientes do setor.

Kleverson Mariano
Kleverson Mariano | Foto: Divulgação

Para Marcelo Goto, “a ideia era ser um evento presencial, com intercâmbio de artistas e trocas de experiências, mas tivemos que reformular o projeto. O lado bom disso é que tivemos um alcance ainda maior”, aponta o organizador do festival. Mesmo com algumas atividades com as inscrições esgotadas, o Fima disponibiliza uma exposição virtual com obras de artistas da região.

Marcelo Goto
Marcelo Goto | Foto: Divulgação

A programação já contou com workshop de artista visual Madu Carrenho, a exposição de ‘Rap em Quadrinhos’, dos artistas Wagner Loud e Load, feita no Centro de Ação Cultural de Maringá, e o evento de Mel Ramoz, artista urbana e letrista, com o tema ‘Lettering’. Nesta quarta-feira (23), a diretora da Associação Brasileira de Cinema e Animação (ABCA), Juliana Krauss, assume o workshop sobre ‘Pitchingn de Projetos de Animação’. A partir de sexta (25), a artista Bianca Nazari compartilha sua rotina de processo criativo através de uma live no Youtube.

No sábado (26) serão disponibilizadas as gravações de quatro palestras abordando os temas “Direção de Arte: Ilustração para Editorial”, com May Tanferri; “Curta-Metragem de Animação”, com Raquel Fukuda; “Ilustração infantil”, com Tiago Elcerdo e “Ilustração e Design”, com Wagner Loud, feitas especialmente para o Festival de Ilustração de Maringá. Os vídeos contam com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e ficarão disponíveis para serem assistidos depois no canal do Youtube do Fima.

SERVIÇO

Festival de Ilustração de Maringá – Fima

Até sábado (26)

Site: www.fima.com.br

Instagram: @festivalfima

Dia 23: Pitchingn de Projetos de Animação - Juliana Krauss

Dia 25: Demonstração de processo criativo – Bianca Nazari 19h

Dia 26: Palestras

May Tanferri (Direção de arte: Ilustração para editorial) – 14h

Raquel Fukuda (Curta-metragem de animação) – 15h

Thiago Elcerdo (Ilustração infantil) – 16h10

Wagner Loud (Ilustração e design) – 17h15

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora

**

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.