Londrina contará com um dos maiores murais de grafite a céu aberto do sul do Brasil a partir deste final de semana. Um painel gigante com cerca de 500 metros de será produzido por 65 grafiteiros de diversos estados brasileiros e do exterior no muro do Cemitério Municipal Jardim da Saudade, localizado na zona norte da cidade. Os desenhos serão produzidos no sábado (30) e no domingo (31), das 9h às 19h, por artistas convidados para a 6ª edição do Festival CapStyle Graffiti. A programação do evento conta ainda com oficinas e workshops.

Carão: "Um painel a céu aberto será um presente que vamos dar à zona norte, onde nasceu o Coletivo CapStyle"
Carão: "Um painel a céu aberto será um presente que vamos dar à zona norte, onde nasceu o Coletivo CapStyle" | Foto: Gustavo Carneiro

A grafitagem dos muros do cemitério envolverá artistas renomados que virão do Chile e de várias regiões do Brasil, como do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Amazonas, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O painel gigante contará com desenhos caricatos, de animais, de letras, realistas e de todos os tipos de arte. “Geralmente, o cemitério é um lugar triste, onde acontecem vários sepultamentos todos os dias. Com a grafitagem, a gente espera levar conforto para a população. Poder fazer um painel a céu aberto, vai ser um presente que vamos dar para a zona norte, que é a região da cidade onde nasceu o Coletivo CapStyle. Trazer o festival para cá está sendo uma honra para nós”, destaca o artista visual londrinense Carão, um dos idealizadores do Festival CapStyle Graffiti, que em outras edições produziu intervenções artísticas no muro do Cemitério Municipal São Pedro, que fica no centro da cidade.

“A forma como as pessoas encaram a street art e o grafite em Londrina mudou muito desde que o festival foi criado. O número de artistas na cidade aumentou muito e a qualidade dos trabalhos também. Para se ter uma ideia, na primeira edição a gente contou com a presença de quatro artistas locais e sete de fora de Londrina. Neste ano, teremos a presença de 65 artistas de todos os cantos do Brasil, do Chile e cerca de 20 londrinenses” ressalta Carão ao enfatizar a importância dos apoios que o festival está recebendo.

Para a pintura do muro do cemitério da zona norte, a Prefeitura de Londrina contou com o apoio cultural de vários parceiros. A pedido da Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção (Acomac) a empresa Tekbond disponibilizou gratuitamente 804 sprays coloridos, orçados em R$ 12 mil. A tinta branca utilizada para pintar o muro que servirá de fundo para o grafite foi entregue gratuitamente pela Quartzolit Brasil, que contribuiu com 216 litros de tinta, orçados em R$ 15 mil. O Projeto Mangue & Tal, de Vargem Grande, irá recolher todas as embalagens das tintas em spray que forem utilizadas e darão a destinação ambientalmente correta. Já a Sanepar montará uma tenda para distribuir água para os artistas, mantendo-os hidratados durante o dia inteiro. A Acesf, além de ceder e preparar o muro para o grafite, dará almoço para os 65 grafiteiros.

O Festival CapStyle Graffiti é uma realização do Coletivo CapStyle com a Prefeitura de Londrina e diversas parcerias. A agenda do evento foi aberta na sexta (29) e prossegue até domingo (31). A programação completa pode ser conferida pelo Instagram, no perfil CapStyle Festival.

Serviço:

6º Festival CapStyle Graffiti

Quando - Até domingo (31)

*A programação completa pode ser vista pelo Instagram no perfil CapStyle Festival