Festival de Dança traz 'As Multidançarinas' na véspera do feriado
A Cia da Grita se apresenta nesta quarta (11) levando humor ao Festival em espetáculo que mostra a comicidade através dos movimentos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 11 de outubro de 2023
A Cia da Grita se apresenta nesta quarta (11) levando humor ao Festival em espetáculo que mostra a comicidade através dos movimentos
Maria Eduarda Panobianco/ Estagiária

Nesta quarta-feira (11), no Cine Teatro Ouro Verde, estreia o espetáculo "As Multidançarinas" no Festival de Dança de Londrina. Abrindo espaço para o riso, a obra é da Grita Companhia de Palhaças e nasceu em 2017, a partir do desejo de representar a comicidade feminina.
LEIA TAMBÉM:
Curitiba Cia de Dança faz apresentação em dose dupla no Ouro Verde
Tendo se aprimorado depois de 7 anos de apresentação, o espetáculo reestreia em 2023, totalmente renovado e reflexivo. Sem utilizar a palavra, as palhaças levam ao público a percepção dos movimentos do corpo e das expressões humanas por meio da dança.
A palavra "multidançarinas" representa a multidisciplinaridade das mulheres. Fazendo referência aos diferentes ritmos de dança apresentados, a discrepância entre as três personalidades reflete a fala da atriz Juliana Galante, que interpreta Adelaide: "O nome surgiu quando nos demos conta que estávamos dançando vários ritmos, com a ideia de que todas podemos dançar, inclusive na nossa comicidade, somos multi, diversas."
Frida, Adelaide e Cora. As três bailarinas são retratadas de formas quase opostas. Uma delas é a criança desengonçada que foi obrigada pela mãe a fazer aula de balé e não decorou um passo sequer da coreografia; a outra, é a bailarina aplicada e mandona, que acredita ser a melhor bailarina do espetáculo e manda e desmanda nas parceiras de dança; e por fim, tem a garota que não faz a menor ideia do que está fazendo ali, mas se remexe toda empolgada.
As figuras das palhaças são projetos individuais das atrizes, que se juntaram nesse espetáculo em busca das diversas facetas do humor feminino. Reconhecidas há anos, as atrizes têm público próprio e redes sociais em que compartilham vídeos de outros espetáculos.
A PALHAÇARIA
A palhaçaria é uma forma de expressão artística corporal, verbal e gestual. Para Aneliza Paiva, que interpreta Frida: "O estudo da palhaçaria é muito pessoal, cada uma de nós olha para dentro de si mesma, para encontrar aquelas coisas que são invisíveis, o nosso próprio ridículo e também encontrar uma maneira de apresentar isso para o público".
A representatividade das mulheres na palhaçaria vem aumentando. Aneliza ainda fala sobre a importância de trazer o público para um espetáculo de enfoque totalmente feminino: "As mulheres não podiam nem rir em público, quanto mais fazer rir. (...) A gente tá na batalha de levantar a palhaçaria feminina como um todo e trazer o protagonismo para a mulher".

* Supervisão: Célia Musilli/ Editora
SERVIÇO
“As Multidançarinas” - Grita Cia. de Palhaças (Londrina - PR)
LOCAL: Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
QUANDO: quarta-feira (11), às 20h
INGRESSOS: R$20 e R$10 (meia-entrada)
VENDAS ONLINE: disponíveis no site do Sympla
VENDAS PRESENCIAIS: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)
CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: livre
*
FICHA TÉCNICA
ELENCO: Aneliza Paiva, Juliana Galante e Mariana Ferrari
DIREÇÃO: Gerson Bernardes
CONSULTORIA EM DANÇA: Cláudio de Souza
FIGURINOS: Mariana Ferrari
CENÁRIO: Juliana Galante
ILUMINAÇÃO: Gerson Bernardes
SONOPLASTIA: Juliana Galante
COSTUREIRA: Cida de Paula
APOIO: Vila Triolé
REALIZAÇÃO: Grita Cia. de Palhaças

