Unindo música e dança de culturas tradicionais do oeste da África e vertentes afro-brasileiras, o Grupo Höröyá agita o Teatro Ouro Verde nesta quinta-feira (13). O show que inicialmente seria apresentado na Concha Acústica foi transferido para o teatro devido à chuva.

Um dos destaques da programação do Festival de Dança de Londrina –2022, o show “Grigri Ba” será apresentado gratuitamente às 18h30. No palco, 13 artistas brasileiros e senegaleses apresentarão uma nova musicalidade que é fruto da fusão entre o tradicional e o moderno, ressignificando origens e influências das matrizes africanas.

LEIA MAIS:

Funcart oferece cursos de dança, coral e teatro em Londrina

Formado por artistas brasileiros e senegaleses em 2015, o Grupo Höröyá tem como influências os sons tradicionais de países como Guiné, Mali e Senegal. E também da música afro-brasileira, como o samba e toques de candomblé, além do afrobeat da Nigéria e Gana e da musicalidade afro norte-americana, como o funk e o jazz.

No show “Grigri Ba”, os artistas tocam instrumentos tradicionais africanos, como ngoni, dunun, djembe, balafon, krin, sabar e tama, acompanhados da brasilidade dos atabaques, berimbaus e cuíca, e da contemporaneidade de guitarras, saxofones, baixo, trombones e trompetes. O espetáculo leva ao palco o repertório do quarto álbum do grupo, batizado com o mesmo nome do show.

Lançado neste ano, o disco “Grigri Ba” fortalece a proposta de criação de ritmos complexos apresentados de forma harmoniosa e fluida. A sonoridade consolida o trabalho do grupo como uma música de vanguarda, capaz de unir Brasis e Áfricas de forma inédita, com profundidade e afirmações culturais. A discografia do grupo conta ainda com os álbuns Höröyá (2016), Pan Bras’Afree’Ke-Vol. 1 (2017) e Pan Bras’Afree’Ke-Vol.2 (2019).

Höröyá é uma palavra de origem Mandeng, cultura do oeste africano, que significa “liberdade”, “autonomia”, “dignidade”, e foi o termo usado durante a luta anticolonialista na Guiné para a afirmação de seus caminhos e ideais.

Grupo Höröyá apresenta o show “Grigri Ba” em Londrina: fusão de sons africanos tradicionais com a música contemporânea
Grupo Höröyá apresenta o show “Grigri Ba” em Londrina: fusão de sons africanos tradicionais com a música contemporânea | Foto: Duda Portella/ Divulgação

Oficina

A “Oficina de Dança Afro-Brasileira”, com o dançarino e músico senegalês Aziz Mbaye (Grupo Höröya – Brasil-Senegal), que aconteceria neste dia 12, das 14 às 16 horas, dentro da programação didática do Festival de Dança de Londrina 2022, por motivo de força maior foi transferida para esta quinta-feira (13), no mesmo horário e local (Funcart - Rua Senador Souza Naves, 2.380). A oficina será realizada com música executada ao vivo e as vagas são limitadas. Consulta de vagas e inscrições: sympla.com.br/festivaldedancadelondrina

Cia. Nua apresenta “Outros”

Nesta quinta-feira (13), às 21 horas, na Divisão de Artes Cênicas da Casa de Cultura da UEL, a Cia. Nua, de Londrina, apresenta o espetáculo de dança-teatro “Outros”. Com direção de Lucas Manfré, a montagem reúne três personagens - interpretados por Gabriel Paleari, Náthali Abatti e Thainara Pereira – que colocam em evidência diversas realidades humanas, ampliando o questionamento sobre as escolhas e consequências dos nossos atos.

Serviço

Show “Grigri Ba” - Grupo Höröyá (Brasil-Senegal)

Quando – Quinta-feira (13), às 18h30

Onde - Teatro Ouro Verde (rua Maranhão, 85)

Gratuito (as senhas serão distribuídas na portaria do Teatro Ouro Verde a partir das 16h)

...

Espetáculo “Outros” – Cia. Nua (Londrina – PR)

Quando – Quinta-feira (13), às 21 horas

Onde - Divisão de Artes Cênicas – Casa de Cultura da UEL (Av. Celso Garcia Cid, 205)

Quanto - R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)

Ponto de venda – Portal Sympla

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link