A pandemia do coronavírus que tem obrigado os brasileiros a manter o isolamento social obrigou os organizadores do Festival de Curitiba a criar uma versão on-line e reduzida do evento em 2020. Ao contrário das 400 atrações que movimentaram a capital paranaense no ano passado, o maior festival de artes cênicas da América Latina terá uma edição digital e enxuta que poderá ser acompanhada pela internet até o próximo dia 24. Com transmissão gratuita, a programação conta com o ao vivo infantil do Grupo Triii e com a obra “Antunes Filho: $odoma \G/omorra {TRANSMISSÃO } de Luiz Päetow”, entre outras atrações.

“Em tempos de distanciamento social, as artes têm o poder curativo de aproximar e aliviar as ansiedades. O festival é para todos e , nesse momento, queremos levar pela internet, um dos canais mais democráticos, parte de nossa programação acessível para todos do Brasil e, até mesmo, do mundo”, diz o diretor e idealizador do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, reforçando que a 29.ª edição do evento deverá ser um capítulo especial nesta história de três décadas.

Na sexta-feira (18), às 20 horas, a coordenadora do Fringe Curitiba, Carol Scabora será a mediadora de um bate-papo teatral com a participação de três especialistas, dentro do tema “A Atuação do Espectador Teatral”, abordando a formação do espectador por meio de três pilares que constituem o ato teatral: Produção, recepção e mediação. Participam como convidados a professora Annie Martins, do Curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas; Flávio Desgranges, professor da graduação e da pós-graduação do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Santa Catarina; e Robson Rosseto, professor de pós-graduação em Artes e coordenador do curso de Teatro da Unespar.

No sábado (19), às 16 horas, acontece o show do Grupo Triii, um fenômeno na internet entre crianças e adolescentes, com mais de 85 mil seguidores no Youtube e vídeos vistos por mais de 2,4 milhões de pessoas. Celebrando 10 anos de carreira, a live apresentará uma seleção especial de músicas e brincadeiras que foram apresentadas ao longo dessa década, por Marina Pittier (voz), Fê Stok (guitarra e voz) e Ed Encarnação (bateria e voz), que trazem canções tradicionais brasileiras e composições autorais. No repertório, clássicos do grupo, como "A E I O U", "O Tomate e o Caqui", "Vira Virou” e "Pão, Pão, Pão", se misturam com as inéditas “Pipoca, Pipoca” e “Xote da Dona Ema”.

No mesmo dia, às 20 horas, será encenada a peça “Maternagem”. Protagonizado por Amanda Acosta, com direção de André Fusco, a montagem conta a história de quatro mulheres de idades diferentes que ao conversar sobre suas vida, acabaram por revelar as mães que são ou que se tornarão. As pessoas interessadas em assistir à transmissão devem fazer um cadastro na plataforma Vivo Cultura, que pode ser acessada pelo perfil @vivo.cultura no Instagram.

A programação de sábado (19) será encerrada a apresentação do espetáculo “Antunes Filho: $odoma \G/omorra {TRANSMISSÃO}, dirigido por Luiz Päetow. A intenção é oferecer uma fruição inesperada das artérias cênicas pesquisadas pelo visionário, recém-falecido, diretor Antunes Filho (1929-2019), a partir de sua peça inédita Sodoma & Gomorra. Trata-se de um projeto secreto (de 1998) sonhado por Antunes em parceria com Päetow, mas que, devido à sua laboriosa gestação, nunca chegou a ser ensaiado.

O diretor Paulo de Moraes, da Armazém Cia de Teatro dá o curso "Corpo em Cena" de 21 a 24 de setembro no Festival Online
O diretor Paulo de Moraes, da Armazém Cia de Teatro dá o curso "Corpo em Cena" de 21 a 24 de setembro no Festival Online | Foto: Divulgação

Paulo de Moraes, diretor londrinense radicado no Rio de Janeiro, também participa do Festival Online ministrando o curso “Compor a Cena”, com quatro aulas, entre os dias 21 e 24 de setembro, das 20 às 22h. As aulas partirão de quatro espetáculos da Armazém Cia de Teatro gravados em vídeos: “Toda Nudez Será Castigada”, “Inveja dos Anjos”, “Hamlet” e “Parece Loucura, Mas Há Método”.

Serviço:

Festival Online – Ação on-line do Festival de Curitiba

Quando - Até 24 de setembro

Onde - Facebook: @fest.curitiba / Instagram: @festivaldecuritiba / Youtube: youtube.com/festcuritiba

Programação:

18/09

20h – “A Atuação do Espectador Teatral”. Bate-papo teatral com convidados especialistas no assunto Annie Martins, Flávio Desgranges, Robson Rosseto e mediação de Carol Scabora

19/09

16h – Show Online "Miudinho - Grupo Triii"

20h - Teatro Vivo em Casa - Sessão Especial: "Maternagem"

21h30 – “Antunes Filho : $odoma \G/omorra { TRANSMISSÃO } de Luiz Päetow”

21/09 a 24/09

20h às 22 – Curso “Compor a Cena”, com Paulo de Moraes da Armazém Cia de Teatro.

*Todas as ações feitas de forma online e serão gratuitas.