Muito aguardado pelo público, artistas e produtores de cinema, o resultado das competitivas da 23ª edição do Festival Kinoarte de Cinema segue com ampla divulgação. O Melhor filme da competitiva nacional foi "Sideral"; Melhor filme competitiva londrinense: "O Prédio do Mundo"; Melhor filme competitiva paranaense: "O Andar de Cima"; Melhor filme competitiva nacional iberoamericana: "Casimira."

"O Andar de Cima", de Tomás Fernandes da Silva, foi eleito o melhor curta paranaense
"O Andar de Cima", de Tomás Fernandes da Silva, foi eleito o melhor curta paranaense | Foto: Divulgação

Consagrada, a competitiva de curtas do Festival Kinoarte pode ser considerada uma atração à parte - graças à variedade e qualidade dos títulos. De acordo com o coordenador do Festival Kinoarte, Bruno Gehring, a tradição vem crescendo ano a ano e nesta edição foram recebidas mais de 500 inscrições. "Os idealizadores já ficam de olho no calendário e divulgamos o calendário em duas plataformas", explica. Assim, tanto os produtores como o público pode acompanhar toda a programação e inclusive votar nos filmes que mais agradar.

Considerado o melhor curta naciona, "Sideral" é um drama de Carlos Segundo com duração de 15 minutos e se passa na Base Aérea de Natal, momento em que o Brasil se prepara para lançar o primeiro foguete tripulado para o espaço. Este dia histórico afeta a vida de Marcela, Marcos e seus dois filhos. Ela é faxineira e ele, mecânico, mas ela sonha com outros horizontes.

O melhor filme da competitiva nacional iberoamericana é "Casimira", de Carolina Fuentealba. A personagem mora em uma casa no meio da Patagônia. Sua vida é muito difícil, mas ela mantém sua independência e parte para um último desafio. Casimira, de Carolina Fuentealba, mora em uma casa no meio da Patagônia. Sua vida é muito difícil, mas ela mantém sua independência e parte para um último desafio.

O melhor filme competitiva londrinense, "O Prédio do Mundo", de Raquel de Medeiros Deliberador conta a história de Helena, quem ora em um prédio com muitos estrangeiros
O melhor filme competitiva londrinense, "O Prédio do Mundo", de Raquel de Medeiros Deliberador conta a história de Helena, quem ora em um prédio com muitos estrangeiros | Foto: Divulgação

O melhor filme competitiva londrinense, "O Prédio do Mundo", de Raquel de Medeiros Deliberador conta a história de Helena. Sua mãe comprou um prédio no bosque e logo contratou o porteiro Manoel, um português que mudou para lá com sua família. A experiência é difícil mas, mesmo assim, o Prédio do Mundo recebe cada vez mais pessoas de outros países. Seria o início de um belo condomínio ou de uma grande confusão?

"O Andar de Cima", de Tomás Fernandes da Silva foi considerado o melhor filme competitiva paranaense e narra um acidente fatal que provoca a morte de um porteiro em um condomínio de classe média em São Paulo. Diante do imprevisto, Marcelo, o síndico, investiga os diferentes espaços do prédio à procura do culpado, ao mesmo tempo que lida com os seus moradores mesquinhos. Enquanto as tensões aumentam, os preconceitos de um país desigual mostram sua verdadeira face.

Com extensa programação, exibições online e presenciais na Concha Acústica de Londrina, o festival confirma sua credibilidade em todas as fases competitivas: "Temos uma comissão interna onde todos os integrantes assistem a todos os filmes, é realizada um pré-lista e além disso tem a votação popular aberta que pode ser feita dentro do próprio site - kinoarte.org/festival", diz Gehring. Ele cita ainda que a pandemia promoveu a adesão ao modo online de acompanhar o festival. "O aumento de público foi exponencial e desde 2020 o tema pandemia está nos filmes. Tratam da pandemia, do isolamento e muitos foram financiados pela Lei Aldir Blanc, com o auxílio concedido ao audiovisual", explica.

O Festival é uma realização da Kinoarte (Instituto de Cinema de Londrina), produzido pela produtora Leste BR e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Londrina, via Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura).

---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.