Sol Alegria, filme com Ney MatoGrosso
Sol Alegria, filme com Ney MatoGrosso | Foto: Divulgação

Filmes que reúnem horror, ficção científica e fantasia integram a programação do 1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico On-line, que acontece entre os dias 12 e 18 de maio. Gratuito e on-line, o evento vai exibir 41 produções brasileiras, entre longas e curtas-metragens. O projeto conta com o patrocínio do governo federal, governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc.

Um dos destaques do festival é o longa “Sol Alegria”, do cineasta Tavinho Teixeira. Inédito nos cinemas brasileiros, o filme fala de um futuro distópico no qual uma família viaja pelo Brasil, sobrevivendo a uma ditadura governista. Entre os nomes do elenco, está o cantor Ney Matogrosso no papel de um toureiro. A produção será exibida no próximo sábado (15) e ficará disponível por 24 horas. Os demais filmes poderão ser vistos durante os seis dias do evento através do site www.festivalfantastico.com.

"O 1º FCBF é dedicado à valorização do cinema brasileiro fantástico produzido no século XXI. A Mostra Retrospectiva conta com 17 filmes produzidos em diferentes regiões do país e que se vinculam a três eixos temáticos mapeados por nossa curadoria: Horrores do Brasil; Maravilhoso e Cotidiano e Ficção Científica e Distopia. É uma ótima oportunidade de refletir sobre a produção do cinema brasileiro fantástico deste século, apresentando filmes ligados a gêneros massivos como o horror e a ficção científica, mas também outros menos conhecidos como o afrofuturismo e o realismo maravilhoso”, comenta Fabrício Basílio, um dos diretores e curadores do evento.

Comemorando as mais de 400 produções inscritas, Otávio Lima, também diretor e curador do festival, complementa: “Quando se fala em fantástico, uma reação comum é pensar no gênero ‘terror’. Nós queremos mostrar que o fantástico vai além de um só gênero e está mais do que nunca presente nas produções recentes do cinema brasileiro, principalmente em filmes independentes, universitários e primeiros filmes, o que nos mostra uma tendência do cinema no país. Nossa logomarca é um disco voador que, em meio a uma mata tropical povoada por seres lendários, abduz um liquidificador. Essa estranheza e o deslocamento do mundo real serve para pontuar o que é o fantástico para nós”.

Para Pedro Alves, curador do Festival de Cinema Brasileiro Fantástico On-line, “o evento funcionará tanto como um ponto de partida para os amantes do fantástico que não possuem muito contato com a produção audiovisual brasileira contemporânea, quanto como um possibilitador de exibição para filmes aguardados que anteriormente ficavam dependentes de suas exibições presenciais”. Segundo ele, “a seleção de produções consegue apresentar os diferentes tons possíveis do fantástico. O conjunto de filmes selecionados apresenta a pluralidade encontrada na cinematografia fantástica dentro do nosso próprio país”.

Serviço:

1º Festival de Cinema Brasileiro Fantástico

Quando – De 12 a 18 de maio

Onde - www.festivalfantastico.com

Gratuito

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1

Imagem ilustrativa da imagem Festival de Cinema Brasileiro Fantástico estreia com filmes inéditos