O 6º Festival Causo & Viola anunciou neste domingo (3), no distrito de São Martinho, em Rolândia, os vencedores do concurso de músicas sertanejas inéditas. A canção Olhar do Capiau, de Victor Francisco de Araújo, interpretada por João Vinícius, Gustavo e Gusta (Londrina/PR), conquistou o primeiro lugar.

Em segundo lugar, ficou Homenagem ao Paraná, composta por Luiz Renato Barbosa e interpretada por João Vitor, Renato e Serginho (Londrina/PR). O terceiro lugar foi para Cantador de Histórias, de Odair Cardoso Junior, com interpretação de Odair Junior e Gustavo Antunes (Tatuí/SP).

Na quarta colocação, Sonho Guri, de Tiago Souza, foi defendida por Tiago Souza, Marcos Pires e Fernando (Foz do Iguaçu/PR). Em quinto lugar, Nome Inesquecível, de Claudinei Farias da Silva, foi apresentada por Claudinei e Samuel (Quedas do Iguaçu/PR).

Os vencedores dividiram R$ 10.750,00 em prêmios em dinheiro. As letras das músicas finalistas estão disponíveis no site oficial do evento: www.causoeviola.com.br

O maestro Edson Murari Lima, produtor do evento, parabeniza os participantes: “O Festival é de todos! Os prêmios são pra cinco, mas cada inscrito que teve coragem de subir no palco já é, pra nós, um grande vencedor”, comenta.

A canção Olhar do Capiau, de Victor Francisco de Araújo, interpretada por João Vinícius, Gustavo e Gusta (Londrina/PR), conquistou o primeiro lugar
A canção Olhar do Capiau, de Victor Francisco de Araújo, interpretada por João Vinícius, Gustavo e Gusta (Londrina/PR), conquistou o primeiro lugar | Foto: Valéria Félix/ Divulgação

PROGRAMAÇÃO GRATUITA

Além da competição musical, o festival ofereceu uma ampla programação gratuita: apresentações e oficina pedagógica para a rede municipal de ensino, roda e oficina de viola, contações de causos e shows abertos ao público. Um dos momentos mais emocionantes foi a palestra musical do violeiro Paulo Freire em homenagem ao centenário de Inezita Barroso — cantora, atriz e apresentadora que rompeu barreiras para se tornar a maior divulgadora da cultura caipira na televisão brasileira. O encerramento ficou por conta da cantora Jessy, em um show vibrante e festivo, integrado à tradicional Festa dos Embutidos, celebrada pela comunidade de São Martinho.

Para Bruna Moraes, gerente de eventos da Secretaria de Cultura e Turismo de Rolândia, a parceria fortalece a cultura local. “Agradecemos aos organizadores pelo empenho e dedicação que fizeram deste festival um verdadeiro sucesso. Foi um momento especial de valorização da cultura popular e da música de raiz, alinhado ao nosso desejo de fortalecer as manifestações culturais do nosso município.”

“Valorizar essa cultura do Brasil rural, esse Brasil profundo, como a gente gosta de dizer, é fundamental porque ela carrega muito da nossa história, da brasilidade, da identidade nacional. Saímos entusiasmados com essa edição em parceria com a comunidade de Rolândia e já pensando na próxima”, afirma Murari.

SERVIÇO

O 6º Festival Causo & Viola é uma produção da LondriMusic, com o apoio da Copel, parcerias com a Rádio UEL FM, a Prefeitura Municipal de Rolândia, a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e a Rozini Instrumentos Musicais, por meio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura – PROFICE, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná.

*

Parcerias:

Prefeitura Municipal de Rolândia, Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Rádio UEL FM e Rozini Instrumentos Musicais.

* Com assessoria.
mockup