Festival abre espaço para música infantil
Francelino França
A música infantil ganha espaço hoje no 19º Festival de Música de Londrina com a presença do compositor e escritor Hardy Guedes, que apresentará no Cine-Teatro Ouro Verde, às 17 horas, o show Pra Cantar na Escola. A expectativa é imensa, segundo Guedes, pois esta é primeira vez que sobe ao palco para apresentar as músicas do seu primeiro CD.
Guedes ganhou recentemente reconhecimento nacional com esse trabalho, sendo o vencedor do Prêmio Sharp, categoria Melhor Música Infantil do Ano com Dobradura. Juntamente com o compositor, sobem ao palco três vocalistas do Coral Brasileirão (Ana Paula Cascardo, Anna Toledo e Rogéria Holtz). Guedes se apresentará acompanhado por play-back, em função da falta de tempo para ensaiar com uma banda. O show Pra Cantar na Escola é dirigido principalmente a crianças de 5 a 10 anos.
As 18 músicas do show têm um direcionamento pedagógico e abordam a matemática, o folclore, as primeiras letras, as rimas infantis com letras divertidas, poéticas e inteligentes. As canções do CD nasceram da experiência de Hardy Guedes como autor de literatura infantil e do seu contato direto com crianças e professores nas visitas às escolas. Quando acrescentava músicas nessas apresentações, o trabalho tinha uma repercussão maior, diz.
Outro fator que estimulou a criação do CD foi a inexistência no mercado de músicas para crianças, excetuando as que abordam datas comemorativas. Desde Arca de Noé nº 1, de Toquinho e Vinícius de Moraes, surgiram poucos trabalhos de qualidade para o público infantil. Segundo o autor, seu objetivo é tornar o dia-a-dia da escola mais alegre e gostoso, fazendo com que as crianças participem com mais entusiasmo das atividades.
Nascido em Niterói (RJ), Hardy Guedes há mais de 20 anos reside no Paraná. Como escritor, possui 20 livros publicados. No que se refere à literatura, Guedes fez um importante resgate de lendas indígenas e textos clássicos, transpondo para a linguagem infantil um universo desconhecido desse público.
Nas lendas paranaenses foram corrigidos equívocos como o da pedra da Taça, localizada em Vila Velha. O formato da pedra da taça, na tradição oral indígena, representa uma mão segurando uma cunha, e não uma índia oferecendo licor ao namorado. Nos dez livros das coleções Lendas Paranaenses e Lendas Gregas, os destaques são Naipi e Tarobá - As Lendas das Cataratas de Iguaçu e Um Fio de Linha Contra o Monstro do Labirinto, do Minotauro.
Na área da música, uma de suas canções, Viver Valerá a Pena, interpretada pelo Grupo Nymphas, ficou famosa em todo o Paraná, quando foi utilizada em um clipe da Rede Paranaense de Televisão.
Pra Cantar na Escola, com Hardy Guedes. Hoje, às 17 horas, no Cine-Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), em Londrina. Ingressos a R$ 2,00.





