Há um ano, a existência de um festival de jazz em Londrina não passava de um sonho acalentado por meia dúzia de aficionados. O que era um remoto projeto, porém, materializa-se esta semana com a realização de uma série de shows dedicados ao gênero.
Organizado pela produtora Madame X, o ''Londrina Jazz Festival'' começa hoje e prossegue até domingo reunindo músicos de peso como Egberto Gismonti, J.T. Meirelles e Bocato. Ao todo serão nove atrações, entre artistas locais e nacionais, que tocarão em lugares fechados e abertos incluindo quatro apresentações gratuitas.
''Queremos desmistificar a idéia de que o jazz é elitista. A proposta é popularizá-lo, tornando-o acessível ao grande público. Por isso, escolhemos locais como a Concha Acústica, o Anfiteatro do Zerão e o Jardim Eucaliptos'' assinala Eduardo Martins, da Madame X.
O Festival, lembra ele, nasceu como uma consequência das insistentes ''cobranças'' de entusiastas e principalmente a partir da constatação de que a região possui potencial suficiente para abrigar um evento do gênero. ''Temos aqui um curso de música na UEL, uma associação de adeptos (Clube do Jazz) e até um programa especializado na rádio Universidade FM. A demanda é grande'' salienta.
A escalação dos artistas contou, inclusive, com a colaboração de alguns participantes desse circuito. ''Fizemos um conselho curador informal para nos fornecer sugestões'' ressalta o produtor. A programação começa hoje com um show do grupo londrinense Batistella Trio, às 18 horas, na Concha Acústica. Em caso de chuva, a apresentação será transferida para sábado, no mesmo horário, no Teatro Crystal Palace.
O dia de abertura brinda o público também à noite, com a presença do legendário J.T.Meirelles acompanhado do grupo Os Copa 5. O show, um dos mais aguardados do Festival, começa às 21 horas no Teatro Marista. O saxofonista e flautista de 63 anos foi pioneiro do samba-jazz, fusão do pulso rítmico tropical com a fluidez do improviso instrumental.
Redescoberto recentemente por jovens DJs de música eletrônica, que passaram a cultuá-lo como fonte para seus samples, Meirelles voltou ao estúdio no ano passado para gravar um álbum pelo selo Dubas Música com o mesmo título do estilo que ajudou a criar. Na temporada anterior, teve dois de seus célebres discos reeditados ''O Som. Meirelles e os Copa 5'' (1964) e ''O novo som. Meirelles e os Copa 5'' (1965).
Neste mês, o selo reuniu os três CDs num pacote, que está sendo distribuído às lojas pela gravadora Universal. Com o prestígio em alta, o músico foi convidado para participar do bloco jazzístico do Tim Festival, realizado no final de outubro e começo de novembro no Rio de Janeiro. Em Londrina, ele será acompanhado pelos músicos Jessé Sadoc (trompete), Rafael Vermet (piano), Rodrigo Vila (contrabaixo) e Rafael Barata (bateria).
O Festival prossegue amanhã com apresentações do Londrina Jazz Trio, Bocato e Jam Suburbana + DJ Don Kb. O ''Londrina Jazz Festival'' foi aprovado pela Lei Rouanet e conta com o patrocínio integral da Milenia Agrociências e Ministério da Cultura (Lei de Incentivo a Cultura). Os ingressos estão à venda a R$ 10,00 e R$ 5,00 (para estudantes e aposentados), mais 1 (um) quilo de alimento não perecível, na livrarias Bom Livro (da Rua Pernambuco e do Catuaí Shopping Center).
O assunto continua na página 3.

mockup