Rompendo com o hábito recente de misturar gêneros, o 58º Festival de Cannes de 11 a 22 de maio sinaliza na direção de uma retomada mais abrangente dos grandes filmes de autor, embora com presença européia mais discreta, pelo menos na competição principal. Os 20 filmes que vão disputar a Palma de Ouro, apresentados ontem em Paris durante entrevista coletiva, são parcela principal da seleção que elegeu 53 títulos representando 28 países, acomodados nas diversas seções paralelas. E são todos longas-metragens de ficção: nenhum documentário, nenhuma animação. A mudança de foco mostra que a premiação ano passado de ''Fahrenreit 9/11'', mais por razões políticas de momento do que por méritos artísticos, foi episódio isolado que não deverá se repetir.
Este ano, a presença considerável de ''grandes nomes'', ou de nomes que constituem boa parte da elite mundial do chamado filme de arte & ensaio, impressiona logo de saída, tanto na disputa pela Palma ou fora dela. Estão novamente batendo ponto velhos fregueses da Croisette, autores influentes como David Cronemberg, Wim Wenders, Lars von Trier, Gus Van Sant, Atom Egoyan, Jean Pierre e Luc Dardenne, Michael Hanecke, Amos Gitai e Hou Hsiao Hsien. A França emplacou três produções na corrida pela Palma de Ouro. Uma delas, ''Lemming'', de Dominick Moll, abre oficialmente a mostra no dia 11 de maio. No encerramento, fora de concurso, ''Chromophobia'', de Marta Fiennes.
''O nível de qualidade, eu pressinto, indica um ano memorável'', afirmou na coletiva o presidente do Festival, Gilles Jacob. O Brasil, que andou de fora das últimas mostras internacionais, teve dois títulos incluídos na importante seção paralela ''Un Certain Regard''. Dois estreantes, o baiano Marcelo Gomes e o pernambucano Sergio Machado, vão mostrar respectivamente os longas ''Cinema, Aspirina e Urubus'' e ''Cidade Baixa'' concorrendo ao prêmio Caméra d'Or para diretores de primeiro filme. O curta-metragem ''O Lençol Branco'', de Juliana Rojas e Marco Dutra, concorre ao premio da Cinefondation para filmes realizados em escolas de cinema.
Entre as diversas estréias mundiais fora de concurso, destaque para o mais recente Woody Allen, ''Match Point'', e para a segmento final da saga ''Guerra nas Estrelas - ''Episódio III - A Vingança dos Sith'', de George Lucas. O filme estréia no Brasil no dia 20 de maio, em lançamento mundial.

mockup