É o único espetáculo não recomendável para crianças. ''Gárgulas'' é uma exceção entre as atrações do 2º Festival de Dança de Londrina. A montagem que a Borelli Companhia de Dança apresenta hoje, às 20 horas, no Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85), tenta transportar para o palco o flagelo existencial do homem moderno.
A peça é inspirada na obra do pintor Lucian Freud, neto de Sigmund Freud, o pai da psicanálise. De suas telas figurativas, o diretor Sandro Borelli retirou o tema para desenvolver os movimentos dos bailarinos em mais uma criação destinada a diluir as fronteiras entre dança e teatro. No texto de apresentação, o coreógrafo fala de uma montagem ''nem sempre palatável''.
''Ao mesmo tempo em que agride, acaricia o espectador que é afetado incondicionalmente pelo refinamento coreográfico dos bailarinos em cena'' salienta. ''Gárgula'', já descrito como denso trabalho de dramaturgia corporal, traz cenas de nudez sendo proibido para menores de idade.
Convém lembrar que Borelli erigiu sua reputação concebendo espetáculos fortes e polêmicos. No palco, já foi um homossexual perseguido pelos nazistas, um pintor visionário envolvido num triângulo amoroso e um militante na luta contra a aids.
Atuou em grandes companhias, mas as abandonou para se tornar um bailarino e coreógrafo independente. Com seus trabalhos contundentes, conquistou quatro prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte. ''Sua companhia é uma das mais importantes no panorama da dança contemporânea voltada para a pesquisa e a experimentação de uma linguagem autoral'' ressalta Leonardo Ramos, coordenador geral do Festival de Dança.
Borelli nasceu em Santo André (SP). Teve de vencer tabus antes de escolher a dança. Por influência da irmã, que fazia balé, acabou se aproximando desse mundo. Deixou o serviço militar para virar bailarino. Em 1982, ganhou status profissional ao ser admitido no Balé Teatro Guaíra, de Curitiba. De volta a São Paulo, entrou em outra companhia de prestígio: o Balé da Cidade de São Paulo.
Tornou-se um dos principais solistas e, cinco anos depois, abandonou de vez as grandes companhias para caminhar com as próprias pernas, trocando o papel de intérprete pelo de criador que busca uma linguagem própria, aberta à mixagem da dança e do teatro. O público londrinense teve contato com seu trabalho numa das edições recentes do Festival Internacional de Teatro de Londrina (FILO), quando veio com outra montagem.
Além de ''Gárgula'', a programação de hoje destaca também o início do curso de Ballet Clássico, que será ministrado por Jair Moraes, primeiro bailarino do Teatro Guaíra e que está completando 35 anos de carreira. O coreógrafo iniciou seus estudos na Escola Municipal do Rio de Janeiro, onde integrou a companhia oficial.
Foi solista de várias companhias do país, fez parte do Ballet Gulbenkian em Lisboa e ainda representou o Brasil no concurso internacional de Osaka no Japão. Está completando 35 anos de carreira. Por isso, foi homenageado no recente 16º Festival de Dança de Joinville.


Serviço:
- Hoje: ''Gárgulas'' com Borelli Cia de Dança. Horário: 20 horas. Local: Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85). Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (para estudantes e associados).
- Hoje: Início do curso Ballet Clássico, com Jair Moraes. Horário: das 14 às 16 horas. Local: Escola Municipal de Dança. Duração: até o dia 27.