Festas animam Santa Catarina
PUBLICAÇÃO
domingo, 01 de outubro de 2000
Da Redação 
No mês de outubro Santa Catarina transforma-se no melhor destino turístico do sul do Brasil. Em diferentes cidades do Estado ocorrem simultaneamente uma dezena de festas típicas que atraem milhares de pessoas de todas as partes do País. São as chamadas Oktoberfestas, eventos marcados pela música, dança, gastronomia, chope e pela alegria de viver.
É quando o catarinense celebra com entusiasmo as tradições herdadas de seus antepassados alemães, italianos, portugueses, austríacos e poloneses entre outras etnias. No total, são 18 dias de muita descontração. A ordem é prepara o ânimo e participar com a família ou amigos.
É grande o número de agências de viagens que preparam pacotes específicos para as festas.
O circuito do chope começa pela Fenachopp (de 4 a 23), prossegue com a Oktoberfest de Blumenau (de 5 a 22), Fenarreco, de Brusque (6 a 8, 11 a 15 e 19 a 22), a Marejada, de Itajaí (de 6 a 22), a Schutzenfest de Jaraguá do Sul (de 6 a 15), a Tirolerfest, de Treze Tílias (de 7 a 15), a Kegelfest, de Rio do Sul (6 e 7 e 11 a 14), a Musikfest, de São Bento do Sul (6 a 8), Festa do Imigrante, de Timbó (de 11 a 15 e a Oktoberfest de Itapiranga (de 12 a 15 e 17, 22 e 28). Esta última por sinal é uma das mais antigas e tradicionais manifestações da cultura germânica no Estado. A Oktoberfest de Itapiranga teve início na comunidade de Linha Becker, quase na divisa com a Argentina, no extremo-oeste catarinense, em 1978, onde a maioria dos moradores são descendentes de alemães. Itapiranga, cidade tem apenas 15 mil habitantes, respira tradição e cultura herdada dos colonizadores. O idioma alemão é ensinado nas escolas e os moradores fazem questão de manter vivas as tradições, refletidas até mesmo nas atividades do dia-a-dia como a culinária típica, cafés coloniais e o hábito de tomar um chope bem gelado.
Informações turísticas sobre as Oktoberfestas (distâncias entre as cidades, rede hoteleira, aeroportos, rodoviárias, condições de tempo, etc) pelo tel. 48/1516.


