FELLINI NA TEVÊ
Francelino França
De Londrina
Referência obrigatória na história do cinema mundial, o italiano Federico Fellini (1920-1993), foi um dos mais criativos, famosos e respeitados diretores do cinema europeu da segunda metade deste século. Fellini se destacou pela irreverência de sua obra, pelo flerte constante com o surrealismo e estilo excêntrico. Em sua filmografia constam obras-primas como Na Estrada da Vida (1954), A Doce Vida (1960), Oito e Meio (1963), Amarcord (1973) e E La Nave Va (1983).
Seis anos após sua morte, o canal de TV a cabo Eurochannel faz uma homenagem ao diretor, com uma retrospectiva composta de quatro filmes, que serão exibidos a partir de amanhã, sempre às terças-feiras, às 22 horas. Foram selecionados A Trapaça, Bocaccio 70, Julieta dos Espíritos e Entrevista. Essa é uma pequena oportunidade para conferir a estética felliniana.
Meus filmes são como um sonho, empregam a linguagem simbólica dos sonhos. Nos sonhos, guardamos e recriamos as experiências do cotidiano. Dou muita atenção aos sonhos porque eles são, talvez, o primeiro sinal que recebo de um filme. Daí em diante é seguir o longo ritual que prepara um filme, para ver se consigo dar forma concreta ao sonho, resumiu o diretor, sobre a origem de sua filmografia.
Natural de Rimini, estreou na direção em 1952 com Abismo de um Sonho. Cinco anos depois, ele ganharia o primeiro dos seus 5 Oscars, sendo que o último foi honorário. Registrou memórias, impressões, desejos e sonhos. Nem sempre se importava com a linearidade das tramas. Giulietta Masina, esposa e atriz preferida do diretor, está em dois filmes apresentados pelo Eurochannel.
Em A Trapaça(Il Bidone, Itália/1955), Fellini conta as aventuras de três amigos trapaceiros que aplicam pequenos golpes em pessoas ingênuas nos arredores de Roma. Quando um deles se arrepende e tenta sair do grupo, para não envergonhar a filha adolescente, seus parceiros tentam humilhá-lo. Com Giulietta Masina e Broderick Crawford.
Na segunda semana, o Eurochannel apresenta Bocaccio 70 (1962), três curtas-metragens de grandes diretores italianos: Fellini, Vitorio de Sica e Luchino Visconti. As histórias foram escritas no estilo do ensaísta Bocaccio, com retoques da década de 60. As Tentações do Dr. Antonio é o terceiro curta e leva a assinatura de Fellini. A atriz sueca Anita Ekberg, seios enormes quase fora do decote, ilustra a frase de um cartaz beba mais leite. Ela se torna real e invade a vida do recatado cidadão. Entre os astros dos filmes estão Sophia Loren, Anita Ekberg, Romy Schneider e Peppino de Filippo.
Julieta dos Espíritos (Giulietta Degli Spiriti/1965), estrelado por Giulietta Masina, é uma viagem de uma esposa que acredita que está sendo traída e passa a procurar as supostas amantes do marido. Ela acaba embarcando numa viagem de sonhos, que a conduz de volta ao passado, quando tenta superar suas fobias e encontrar a felicidade.
Na última terça-feira de outubro será apresentado Entrevista (Intervista/1987), filme encomendado pela TV italiana para as comemorações do 50º aniversário da Cinecittá. Misturando realidade e ficção, Entrevista é um registro das lembranças do diretor sobre sua obra, quando ele é entrevistado por uma TV japonesa.
O diretor conta sua primeira visita ao famoso estúdio italiano, em 1940, como jovem jornalista que tenta entrevistar uma diva da época e acaba se apaixonando pelo cinema. O filme é tomado pelo universo excêntrico de Fellini, que mistura realidade e sonho. Marcello Mastroianni e Anita Ekberg (no filme fellinianamente imensa) se reencontram 26 anos após A Doce Vida.Seis anos da morte de Federico Fellini são lembrados no canal pago Eurochannel com exibição de filmes a partir de hoje
DivulgaçãoFederico Fellini: diretor italiano usava no cinema a linguagem dos sonhosReproduçãoAnita Ekberg e Marcello Mastroiani em Entrevista: filme de Fellini será exibido no Eurochanel na última terça-feira de outubro





