A Feira de Livros está sendo realizada junto com a 42ª Semana Literária do Sesc. Até este domingo (8), os estandes de livros estarão montados no Sesc Cadeião, com funcionamento das 09h às 21h.

LEIA TAMBÉM:

Mulheres conquistam visibilidade na literatura

A feira conta com as livrarias Ciranda e Apágina. O repertório carrega livros infantis, contos, romances, e sobretudo, os livros de todos os autores convidados para a 42ª Semana Literária.

Com a tecnologia dos e-books, PDFs, Kindles, e livros digitais, as livrarias tradicionais passaram por um abalo sísmico em suas estruturas, principalmente depois da pandemia.

O maior exemplo desse crise nas livrarias foi o fechamento das filiais da Saraiva, que encerraram as atividades presenciais em setembro desse ano. A livraria, que já foi uma das maiores do Brasil, não conseguiu se recuperar de uma dívida com os lucros da empresa, e agora funciona apenas como e-commerce.

A tradição de entrar em uma livraria, escolher um livro e voltar para casa ansioso para devorá-lo ainda é muito importante para algumas pessoas. Para o estudante de jornalismo Vinicius Lobrigatte, de 23 anos, nada se compara com o livro físico. "A sensação de ler um livro físico é muito única, eu sempre vou preferir o físico ao digital", disse.

Diante de um estudo da ANL (Associação Nacional de Livrarias), hoje são 2.972 livrarias abertas no Brasil. Em 2012, esse número indicava o funcionamento de 3.481 estabelecimentos.

A responsável pelo estande da Ciranda, Maria, de 23 anos, disse que a procura pelos livros tem sido muito grande, principalmente por aqueles que são apresentados nos bate-papos com os autores convidados. "A gente percebe muito movimento quando está tendo roda de conversa, porque os autores estão autografando os livros", disse.

A Feira de Livros do Sesc Cadeião Cultural contou também com as filas de autógrafos dos autores participantes como nesta tarde de sábado (7), quando as autoras Aline Bei e Mariana Salomão Carrara estiveram presentes
A Feira de Livros do Sesc Cadeião Cultural contou também com as filas de autógrafos dos autores participantes como nesta tarde de sábado (7), quando as autoras Aline Bei e Mariana Salomão Carrara estiveram presentes | Foto: Valéria Felix/ Divulgação
8

LEITURA INFANTIL

Ter uma feira de livros promovida por um evento estadual é essencial para despertar a curiosidade pela leitura. Crianças de todas as idades frequentam a feira, e com a oportunidade de tocar e folhear os livros, o interesse se desencadeia entre muitas delas.

Em entrevista, Maria ainda disse, "Os colégios estaduais estão tendo contato com os livros, a feira ser pública abre espaço para qualquer pessoa visitar, conhecer e folhear um livro".

O incentivo à leitura é indispensável na formação de uma criança. Além de estimular a criatividade, imaginação e despertar a curiosidade, a leitura tem o poder de desenvolver habilidades como empatia, resolução de problemas, lógica, moralidade, autoconfiança e independência.

No processo de alfabetização, a leitura é um grande aliado, visto que a criança desenvolve um interesse tão grande pela história, que o esforço da leitura das primeiras palavras é prazeroso.

Ao lado de um café, a feira de livros do Sesc é um espaço super aconchegante e cheio de arte. O local perfeito para pegar um cafézinho, sentar no sofá, e conhecer uma nova história que está logo ali, na banca, esperando para ser lida.

Imagem ilustrativa da imagem Feira de Livros do Sesc-PR continua até domingo (8) em Londrina
| Foto: Valéria Felix/ Divulgação

Mais informações no site do evento

*Supervisão: Célia Musilli/ Editora