Em sua quinta edição, o coletivo Grafatório está realizando mais uma vez a Feira Dobra, que este ano foi integrada a uma programação maior - compondo o festival Dobra de Arte Impressa. As atividades tiveram início nesta segunda-feira (02) seguindo até a sexta-feira (06). A programação contou com oficinas, práticas de ateliê, shows, performances, instalações, exibições e exposições em vários espaços de Londrina.

A palavra "dobra" tem muitos significados, além de ser um elemento mínimo de uma publicação de formato clássico, também é um conceito, como coloca Felipe Melhado, co-produtor e assessor do evento. “Com o filósofo Gilles Deleuze, podemos pensar a dobra como um elemento criador da diferença. Fazer uma dobra é provocar uma diferença em um plano que antes era contínuo, homogêneo.” Ir à Feira e se colocar em contato com tantas manifestações e formas de ser e fazer arte diferentes, pode ser para algumas pessoas, uma "dobra" necessária. Uma oportunidade de transformar sentimentos e situações planas e contínuas em novas significações.

A Feira, que fecha o evento, já é conhecida e aguardada pelo público londrinense e será mais uma opção de lazer local neste fim de semana. A Feira Dobra será realizada no Espaço Elias Ferreira (tv. Belo Horizonte, 210, Centro), no sábado (07) e no domingo (08). No sábado a programação inclui expositores de arte impressa, instalações, oficinas e performances. A música será por conta do Som do Mês, Dj Bela Marques, banda Maracajá e Rubia Divino e banda. A entrada é gratuita até às 19h, após esse horário tem valor de R$ 10.

No domingo, último dia de evento, os expositores continuam e os artistas com performances e instalações também. A música fica por conta do show Suculenta e do artista paulistano Gustavo Galo, às 18h30, encerrando a programação Dobra. “Tenho a impressão de que a feira é um recorte interessante da produção das editoras e artistas gráficos independentes brasileiros. São mais de 50 expositores selecionados, é realmente muita coisa", completa Felipe Melhado.

SERVIÇO

Data: 07 e 08 de dezembro

Horário: A partir das 13h

Local: Espaço Elias Ferreira (tv. Belo Horizonte, 210 - Centro / Londrina)

* A programação completa está disponível no site do evento (https://cargocollective.com/dobra2019/programacao)

Imagem ilustrativa da imagem Feira convida visitantes a fazer a diferença
| Foto: Helena Rocha

*Com a supervisão da editora Célia Musilli.