São Paulo - Com mais de 20 anos trabalhando na Globo, a jornalista Patrícia Poeta de certo modo parece seguir na empresa os passos da colega Fátima Bernardes.

O fato ficou evidente após a mudança na grade da programação matutina Globo, apelidada pela emissora de "Super Manhã". Usadas como uma ação de marteking, as mudanças incluíram a substituição de Fátima Bernardes por Patrícia Poeta no Encontro - após mais de dez anos à frente do programa matinal que levava seu nome, agora Bernardes vai apresentar o programa The Voice Brasil.

Esta troca repete a ocorrida em 2011, quando Poeta assumiu a cadeira de Bernardes na bancada do Jornal Nacional, em que trabalhou até 2014. Se antecipando aos comentários do público, a própria jornalista fez questão de ressaltar a coincidência. "Nossos caminhos se cruzando mais uma vez...", Poeta escreveu em uma publicação nas redes sociais. "Assumir o Encontro da minha amiga e colega querida Fátima Bernardes será um belo desafio." Ela também comentou o cruzamento de sua carreira com a de Bernardes em entrevista ao programa Conversa com Bial.

Deixando o É de Casa - o programa dos sábados terá a apresentação de Maria Beltrão -, a jornalista leva consigo Manoel Soares, que a acompanhará na apresentação do Encontro a partir desta segunda-feira (4). O primeiro programa comandado pelos dois, aliás, buscou seguir a receita da antiga apresentadora.

Misturando notícias, entretenimento e serviços de utilidade pública, a fórmula se manteve, embora a emissora tenha anunciado que, como o programa passa a ir ao ar mais cedo, às 9h30, ele agora seria mais jornalístico, dando uma certa continuidade ao Bom Dia Brasil.

No dia da estreia dos novos apresentadores, pôde-se atestar ainda que o palco estava maior, comportando mais pessoas na plateia. Em decorrência disso, porém, houve momentos em que o novo cenário pareceu vasto demais, vazio demais, com Manoel e Patrícia se esforçando para preenchê-lo, observou o crítico de televisão Tony Goes em sua coluna na Folha de S.Paulo.

Isso aconteceu porque a nova fase do Encontro marca a transferência do set de gravação do Rio de Janeiro para São Paulo. Ainda que o motivo para a realocação não tenha sido divulgado pela emissora, um resultado comercial dessa mudança foi a propaganda de uma startup de aluguel e venda de imóveis, que, segundo a inserção publicitária no programa, teria ajudado Patrícia Poeta a se instalar na cidade.

Em que pese as pequenas novidades, a constância no estilo do programa não satisfez alguns telespectadores, que foram às redes sociais criticar os apresentadores. "Eu já achava que o Encontro tinha uns problemas, mas o carisma da Fátima segurava o negócio. Agora, com a Patrícia Poeta, está muito chato... Ainda deixaram o Manoel de figuração", afirmou usuária no Twitter.

Ainda é cedo para dizer que efeito a troca de cadeiras no programa matutino da Globo terá em sua audiência. De acordo com o diretor da emissora Amauri Soares, com quem Poeta é casada, "atualmente a Globo vive o melhor ibope registrado nas manhãs nos últimos cinco anos".

Segundo depoimento do diretor em nota à imprensa, a reforma da grade, então, seria apenas para atualizar a programação frente às mudanças da sociedade. "Vamos calibrando todos os dias às novas tendências, o que acontece na casa das pessoas, tudo o que possa impactar. Nosso negócio é criar uma conexão e uma sintonia com a sociedade."

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link