Um show folclórico e musical batizado de ‘‘Parafernália’’ alegra o domingo no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, a partir das 11 horas. O Fandango do Mestre Ramão, de Paranaguá, mostra dança típica do litoral paranaense e a banda Gente Boa da Melhor Qualidade apresenta o que há de melhor na nossa MPB. A entrada é franca.
O Grupo de Fandango do Mestre Romão atua intensamente no resgate cultural. Formado há sete anos, sua finalidade é a de trazer para nossos dias a manifestação artística dos primeiros habitantes da região, pelos idos do século 16.
O fandango é a mistura das expressões culturais dos índios carijós e dos europeus. Do encontro entre esses povos nasceu a dança e a cantoria que é um traço marcante do litoral paranaense, mas ultimamente estava fadado ao esquecimento. No Memorial de Curitiba serão mostrados o fandango batido e o valsado. Para essa apresentação virão 24 componentes, incluindo violeiros, rabequistas, adufeiros e oito casais de dançarinos.
Movidos unicamente pelo ‘‘amor às tradições’’, o conjunto já viajou para diversas localidades brasileiras (dançou até mesmo na Avenida Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro) e está em imagens e sons num museu de Hannover (Alemanha). Basta plugar para o visitante ouvir as músicas dos paranaenses.
Desde 1994, quando foi criado, o Grupo de Fandango do Mestre Romão conseguiu aglutinar gerações em torno de si. A juventude redescobriu o passado e no momento 250 crianças da rede pública de ensino aprendem o fandango. No grupo do Mestre Romão os violeiros têm entre 65 e 75 anos, enquanto os dançarinos estão na faixa etária dos 12 aos 25 anos. O coordenador, Nilo Ribeiro Monteiro tem 23. Ele conta que o movimento em torno da manifestação cultural é sólido. Tanto assim que ‘‘os mais antigos que tinham largado o fandango, estão voltando’’.
Por sua vez, ‘‘Gente da Melhor Qualidade’’ é um conjunto formado por jovens artistas que foram buscar nos clássicos da música brasileira o seu repertório, especialmente o samba. Aquilo que à primeira vista poderia ser uma brincadeira tornou-se coisa séria, e o conjunto mantém um ativo calendário de shows, o que prova o interesse do público pelas obras de verdadeira qualidade.
‘‘Paranafernália’’, show com os grupos Gente da Melhor Qualidade e de Fandango do Mestre Romão, de Paranaguá. Domingo, às 11 horas, no Memorial de Curitiba (Largo da Ordem). Entrada franca.