Já virou tendência. O “faça você mesmo” na gastronomia veio para ficar. Não apenas nos restaurantes e escolas do gênero, que estão vendendo pacotes de ingredientes com as receitas para que as pessoas façam em casa, mas, sobretudo, no empoderamento de cada um diante do fogão, testando formas, formatos e misturas novas e inusitadas. Deixando queimar, passar do ponto ou resultando em algo totalmente não comestível, de vez em quando, entretanto, permitindo-se descobrir novos sabores e experiências.

Molho pesto feito com manjericão da horta tem mais sabor
Molho pesto feito com manjericão da horta tem mais sabor | Foto: iStock

Vi que a Menu Escola de Gastronomia envia a quem queira comprar os ingredientes exatos para a receita sugerida. Da mesma forma o Plein Burger, do Grupo Folks, que envia aos clientes kits de burguers, prontinhos para serem feitos em casa. Em ambos os casos, não têm erro. É só seguir o passo a passo. Isso mostra que todos podem fazer tudo, que a gastronomia está muito mais acessível que a gente imagina e que é delicioso poder criar algo na cozinha.

Mais uma vez, tentei fazer isso dias atrás em casa. Eu já havia aprendido a flambar o strogonoff com meu compadre Faustino Gentilin Filho. Um processo simples, que sempre me deu medo por conta das chamas produzidas. Flambar significa utilizar uma bebida alcoólica, normalmente conhaque, rum ou whisky, para realizar um processo de cozimento em que o álcool adicionado à panela cria uma explosão de chamas. Tem gente que faz isso na carne do hambúrguer, por exemplo.

Eu resolvi fazer nos cogumelos salteados. Não sei se isso é novidade, provavelmente não. Mas, ficou bom! Coloquei os cogumelos para dourar na manteiga com azeite, dei uma temperadinha básica com sal a gosto e pimenta – neste caso foi a rosa (na maioria das vezes uso a calabresa, mas, pode ser a do reino também) – e joguei o conhaque, acendendo um fósforo em seguida. O resultado foi fascinante. E muito gostoso! Da próxima vez, vou experimentar fazer com whisky. Até porque estou com uma encomenda cheia de cogumelos variados da Agrotec Cogumelos: portobelo, shimeji e shitake.

O mesmo fiz com o molho pesto, assunto que já conversamos por aqui. Para incrementar o fettuccine e o pappardelli com pesto da Flor do Campo Massas (este feito com os ingredientes picados, não batidos: castanha, queijo ralado e alho), resolvi fazer meu molho. Entretanto, eu bato tudo no liquidificador, como me ensinou o chef Marcelo Camargo, do Brasiliano. Ter o manjericão da própria horta faz toda a diferença. Feito isso, acrescentei os cogumelos salteados no sal e pimenta. Se ficou bom? Não há palavras para descrever essa mistura e profusão de sabores!