Fábrica de delícias
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 13 de março de 2002
Zeca Corrêa Leite<br>Equipe de Curitiba 
No final dos anos 90 os apreciadores de finos chocolates entraram em estado de graça. Um empresário belga trouxe para Curitiba dois especialistas no ramo que ensinaram um pequeno grupo a trabalhar com os segredos da iguaria. Pois bem, a Companhia Belga fez história imediata, mas quatro anos depois, em 2001, estava à venda. Nesta semana a Companhia Belga Chocolatier reabre suas portas em novo endereço, com nova proprietária, Cynthia Koerich. Psicóloga com 20 anos de profissão, a empresária está inaugurando a loja no Alto da XV, com duas linhas distintas do produto: a Premier Belgique, elaborada com chocolate belga e a Premier Brésil, que se utiliza de matéria-prima nacional de alta qualidade.
Sempre tive interesse muito grande por chocolate, diz Cynthia, mineira que traz no sangue o gosto pela cozinha. Sua mãe, ela diz, é doceira de mão-cheia, especialmente quando se trata dos doces de sua terra. Curiosa, assim que se interessou pelo chocolate começou a se inteirar da ciência, a fazer cursos e, ao decidir-se pela compra da marca, correu o Brasil visitando fábricas e lojas. Fechado o negócio, localizou as mulheres que tinham sido treinadas pelos belgas e reuniu-as em sua cozinha.
Além de conhecerem os segredos da arte, elas têm algo especial e necessário para que a receita não desande. O chocolate é extremamente temperamental, você tem que ter um carinho imenso pra poder lidar com ele. Assim como lhe dá todas as possibilidades de fazer um belíssimo trabalho, também lhe dá as possibilidades de não fazer nada. Ele tem personalidade forte, ensina a proprietária.
Consciente da força da marca junto aos clientes, Cynthia Koerich optou em manter alguns dos itens que eram oferecidos, e incluiu novos produtos, indo ao encontro do gosto do brasileiro. O europeu tem preferência pelo meio-amargo; já o brasileiro prefere algo mais doce. A inclusão do chocolate branco, com frutas como a amora, nozes e marzipan está nesse conceito. A casa oferece mais de 60 tipos de produtos desde os bombons às trufas (moldadas à mão), pão de mel coberto com chocolate ao leite e chocolates puros. Os formatos são os mais variados, desde conchas e bichinhos do mar até um divertido ninho com a galinha repousando ali dentro, garbosa entre ovos. Tudo comestível, inclusive a base, feita de chocolate branco.
Cynthia orgulha-se em dizer que ali formou-se uma equipe, e sempre tem alguém chegando com uma idéia nova. O que está sendo muito legal é que estamos conseguindo trabalhar com alegria. Entre nós as coisas não são estanques, tanto que não vamos trabalhar com tudo igualzinho, industrializado. Sempre vai ter um toque original, nosso, porque junto dos ingredientes que a gente manipula e transforma e é da mais alta linhagem , tem todo um desejo imenso de estarmos fazendo o melhor.
O pessoal ligado em regime e os diabéticos podem se servir da Linha Premier Belgique Diet, com moderação. São cinco tipos de bombons nesta categoria: maofil (pasta de avelã diet), morango, damasco, maracujá e amora; as trufas são encontradas ao natural e nos sabores limão, menta e café. O chocolate puro vem em formatos de leque, pastilha (ao leite e menta), frutos do mar; barrinhas, charuto, escaminha, estrela e coração trufado. As embalagens para presentes são variadas nos tamanhos, formatos e materiais vão do papel ao tecido, madeira e latas. Como a loja e a fábrica funcionam no mesmo endereço os curiosos podem dar uma espiada na confecção das delícias que virão para a vitrine.
Serviço: Companhia Belga Chocolatier, Rua Reinaldino S. de Quadros, 353, telefone (41) 3026-6677. Preços dos produtos variam de R$ 3,00 a R$ 100,00 (preço do quilo da trufa e bombom belga; média de 80 a 90 bombons).


