Fã conta bastidores dos Rolling Stones
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 12 de maio de 2009
Fernanda Ezabella<br> Folhapress 
Entre sexo, drogas e rock'n'roll, Bill German ficou só com o último. E não por falta de chance. Quando garoto, desistiu de perder a virgindade para ir atrás de uma gravação rara dos Rolling Stones. Mais velho, deixou de tomar diversas drogas ao lado dos membros da banda. Tudo para estar sempre disponível e sóbrio para narrar as aventuras em seu fanzine, ''Beggars Banquet''.
Histórias de amor pelos Stones, intercaladas por outras de ódio entre os integrantes do grupo, estão num livro recém-lançado nos EUA, assinado por German, chamado ''Under their Thumb - How a Nice Boy from Brooklyn Got Mixed Up with The Rolling Stones (and Lived to Tell About It)''.
German era um rapaz de 16 anos do Brooklyn, NY, que conseguiu se enturmar com os Stones e sobreviver às baladas para contar tudo depois, embora com alguns traumas e pensamentos suicidas no final. O fanzine durou de 1978 a 1996. Era lido inicialmente por ninguém e, mais tarde, virou boletim oficial da banda, por um ano.
Além das narrativas de fã, o livro dá conta de um momento delicado e pouco narrado na vida dos Stones, como a transformação da banda em uma máquina de fazer dinheiro, o fim temporário do grupo nos anos 80 e o agravamento da relação Jagger-Richards.
''Escrever o livro foi como fazer terapia. Algumas partes foram bem difíceis de digerir. Mas eu sabia que tinha que tirar isso do meu sistema'', disse.
O livro está à venda no site da Amazon, por US$ 16,50 (cerca de R$ 35, mais taxas).


