Rodrigo Grota, Domingos Pellegrini, Silvio Ribeiro, Agenor Evangelista, Oscar Espinola (Xupetin),Sônia Secco,Simone Mazzer, Irina Ratcheva, Marco Antônio Almeida, Célia Musilli e José Marques (Negativo) participam do ensaio fotográfico
Rodrigo Grota, Domingos Pellegrini, Silvio Ribeiro, Agenor Evangelista, Oscar Espinola (Xupetin),Sônia Secco,Simone Mazzer, Irina Ratcheva, Marco Antônio Almeida, Célia Musilli e José Marques (Negativo) participam do ensaio fotográfico | Foto: Fotos: Fábio Alcover e Bruno Ferraro/ Divulgação

Antes da arte, a obra. Antes da obra, o criador. Antes do criador, o indivíduo. Foi por essa ótica mais profunda que algumas das várias faces por trás da cultura londrinense foram escolhidos para estampar a exposição fotográfica “Londrina, Cultura em Retratos”, idealizada pelos fotógrafos Bruno Ferraro e Fábio Alcover, que abriu nesta nesta sexta-feira (14) e segue até o dia 27 de julho, no Centro Cultural Sesi/ AML. No projeto, a dupla apresenta o resultado de ensaios com onze artistas de Londrina conhecidos por sua longa trajetória nas várias áreas da cultura na cidade: do teatro à dança, da música à literatura, da artes plásticas à fotografia. A galeria fica aberta de terça-feira a sábado, das 13 às 20h, com entrada gratuita.

Profissionais com forte atuação no ramo de espetáculos artísticos e shows, Ferraro e Alcover já fizeram vários trabalhos juntos, porém, este é o primeiro autoral em parceria. “Conforme o projeto foi se estruturando, novas ideias e possibilidades também foram surgindo. Decidimos, então, que esse será um primeiro recorte a ser ampliado para outras fases e áreas. Nesta primeira etapa, foram retratados alguns nomes das diversas atividades da cultura, mas sem a intenção de classificar como principais ou mais importantes, porém, não deixa de ser uma homenagem e reconhecimento de pessoas que são representativas” explica Alcover, adiantando que a continuidade já deverá ser realizada no segundo semestre de 2019, além da vontade de expansão para outros suportes impressos e digitais.

Para a exposição, portanto, foram retratados Agenor Evangelista, artista plástico e produtor cultural; Célia Musilli, jornalista, escritora e editora de Cultura da FOLHA; Domingos Pellegrini, jornalista e escritor; Irina Ratcheva, musicista e produtora cultural; José Marques (Negativo), fotógrafo e técnico de laboratório de fotografia; Marco Antônio Almeida, musicista e produtor cultural; Oscar Espinola (Xupetin), ator e palhaço; Rodrigo Grota, jornalista, roteirista e diretor de cinema; Silvio Ribeiro, ator e diretor de teatro; Simone Mazzer, cantora e compositora; e Sônia Secco, bailarina, professora de dança e produtora cultural. “São personagens reais que têm importância na história cultural da cidade como artistas ou incentivadores da arte,” diz Alcover.

Partindo, então, deste princípio, os ensaios fotográficos foram feitos no palco de um teatro com luz cênica. “Mas, desta vez, o personagem em destaque foi o próprio profissional, sem figurino ou máscaras”, conta Ferraro, destacando a locação, o teatro do Centro Cultural Sesi, que integra a região central de prédios históricos. Para tentar extrair características íntimas de cada personalidade, os dois fotografaram ao mesmo tempo, seguindo uma estética que valoriza sombras mais duras, dramáticas, luz de foco e contraluz. “Quando se fala em retrato, muitas pessoas entendem o recorte panorâmico tradicional. Tentamos explorar detalhes, nuances e expressões únicas de cada um.” Para isso, a escolha de ambos os fotógrafos foi pelo uso da lente 50mm, a que mais se aproxima da perspectiva do olho humano. A sintonia entre os dois é tão grande que fica difícil distinguir, até mesmo, quem é o autor da imagem.

FACES

José Marques, o Negativo, não tem esse apelido à toa. Foi assim intitulado por seu editor de fotografia Airton Procópio dos Santos, o Caximbo, durante sua passagem pelo extinto e lendário Jornal Panorama, nos idos da década de 1970. Foi lá que pôde dar vazão ao início de uma carreira de mais de 40 anos voltada à fotografia e arte de revelar e ampliar fotos. “Aprendi a revelar negativos e slides no laboratório de fotografia do departamento de Odontologia da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Mas foi no jornalismo diário e, depois, na universidade, que pude aprender a fotografar e, também, ensinar a arte de revelar, que era totalmente artesanal”, lembra ele que, além dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Artes Visuais, também atuou como técnico nos cursos Design Gráfico e Moda, considerado, muitas vezes, como braço direito dos professores de Fotografia. “Tenho orgulho de todas as experiências e relações que a fotografia me proporcionou.”

Na área da dança, a bailarina Sônia Secco é quem dá, literalmente, as caras na exposição. Integrante do primeiro corpo do Ballet de Londrina, não só ajudou a escrever a história da companhia que completou 25 anos de fundação, como foi peça importante no ensino de várias modalidades da dança, sobretudo balé. “Minha trajetória pelo universo da dança me levou a vários caminhos e a passar por diversas situações que me fizeram ser quem sou hoje. Aprendi com as dificuldades que a arte sempre enfrentou e, assim, pude ensinar e incentivar outros talentos a seguirem o caminho da dança e da arte”, diz ela, que, teve passagens por escolas de dança e teatro e, atualmente, é coordenadora artística do Teatro Mãe de Deus. “Eles conseguiram capturar essa arte que existe em mim.”

SERVIÇO:

Exposição “Londrina, Cultura em Retratos”

Quando: De 15 de junho a 27 de julho (terça-feira a sábado, das 13 às 20h)

Onde: Centro Cultural Sesi/AML (rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130)

Quanto: Gratuito