| |

Folha 2 5m de leitura

Exposição reúne imagens aéreas captadas por drones

Mostra “Pakuá Exposição de Artes Visuais” chega a Londrina e pode ser visitada até o dia 20 de junho, no Aurora Shopping

ATUALIZAÇÃO
31 de maio de 2022

Marcos Roman - Grupo Folha
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem Exposição reúne imagens aéreas captadas por drones

Um concurso realizado no final de 2020 selecionou imagens aéreas de paisagens brasileiras captadas com uso de drones por fotógrafos profissionais e amadores de todo o país. A iniciativa resultou na mostra “Pakuá Exposição de Artes Visuais”, que conta com 100 fotografias. Após passar por diversas cidades paranaenses, a exposição chega a Londrina e poderá ser visitada até o dia 20 de junho, na praça de eventos do Aurora Shopping. 

Balneário Camboriú, foto de Sergio Ranalli
 

A mostra reúne particularidades de cenários espalhados de Norte a Sul do Brasil registrados em ângulos inéditos. “Os drones são um ponto de virada nesta modalidade. Ainda são caros por aqui, mas já começam a assumir um papel importante na arte. Já temos todo tipo de fotógrafo usando drones, de fotodocumentaristas a fotógrafos de moda.  O Brasil é um país imenso e lindo. Um país que está se redescobrindo quando visto do céu. E isso é empolgante!”, destaca Guilherme Zawa, curador da mostra. 

Ele acrescenta que a fotografia realizada através de aparatos voadores se consolidou como um ângulo inusitado do olhar. “É como se víssemos o mundo de sempre com novos olhos. Das fotografias de natureza ao fotodocumentário, tudo ganhou uma nova dimensão expandida. Prêmios internacionais com a nova modalidade já se firmaram entre os principais do globo, incentivados pela popularização dos drones fotográficos. O Pakuá é a primeira mostra do Brasil no gênero”, comenta Zawa, destacando que a curadoria das imagens aéreas avaliou a consonância com o tema proposto, além da criatividade, originalidade e qualidade técnica dos trabalhos.   

 

As imagens selecionadas para a mostra Pakuá foram produzidas por nomes de peso da fotografia nacional – como o paulistano Valdemir Cunha e Sergio Ranalli, editor de fotografia da FOLHA –, ao lado de fotógrafos iniciantes. “Ao reunir fotógrafos do Brasil inteiro e seus diferentes olhares, o Pakuá compõe uma representação artística do mapa brasileiro utilizando a fotografia aérea. O contato com o projeto proporciona uma reflexão atual e coletiva a respeito da importância humana na preservação do patrimônio cultural e ambiental do Brasil, além da estreita relação da fotografia com as cidades e a arquitetura, atuando como agente de construção dessa história”, explica Carolina Montenegro, gestora da Montenegro Produções Culturais, empresa responsável pela exposição. 

LEIA MAIS: 

Grafite transforma avenida de Londrina em galeria de arte a céu aberto

A mostra “Pakuá Exposição de Artes Visuais” já passou por Curitiba, Foz do Iguaçu e Maringá. Realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto oferece medidas de acessibilidade como legendagem descritiva e audiodescrição para quem for à exposição.  Com entrada gratuita, o público poderá viajar nas asas da criatividade dos fotógrafos e também apreciar uma intervenção artística feita pelo designer e ilustrador Raro de Oliveira, inspirada em uma das fotografias da mostra. 

 

Serviço:  

Mostra `Pakuá Exposição de Artes Visuais´ 

Quando - Até 20 de junho, de segunda a sábado, das 10h às 22h e aos domingos, das 14h às 20h 

Onde - Praça de eventos do Aurora Shopping (Av. Ayrton Senna da Silva, 400, Gleba Fazenda Palhano) 

Entrada gratuita 

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS